A VULNERABILIDADE DA CRIANÇA NO MERCADO DE CONSUMO, FRENTE À REGULAÇÃO JURÍDICA
Publicidade infantil
Hipervulnerabilidade
Direito do consumidor
Publicidade
Marketing infantil
Proteção ao consumidor
Casemiro, Priscila Santos | Posted on:
2017
Abstract
O presente trabalho objetiva analisar a proteção que dispõe o ordenamento jurídico para tutelar a publicidade que é dirigida às crianças, sem perder de vista que este grupo goza da condição de hipervulnerabilidade, em razão de sua idade e de seu processo cognitivo em desenvolvimento. Buscar-se-á traçar considerações acerca dos ditames da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Código de Defesa do Consumidor, atinentes ao tema em estudo. Denotar-se-á que as disposições que buscam regular a publicidade infantil não se esgotam nestes institutos, sendo percebidas regulamentações específicas acerca do tema, sendo pontuados a atuação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e o advento da Resolução n. 163/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e a forma como regulamenta o direcionamento da
publicidade às crianças. Reafirmando que a busca por uma legislação protetiva ainda não se encontra esgotada, analisar-se-á selecionados projetos de lei em tramitação, de modo a visualizar como a publicidade infantil ainda pode ser regulada.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Direito do consumidorPublicidade infantil
Hipervulnerabilidade
Direito do consumidor
Publicidade
Marketing infantil
Proteção ao consumidor
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