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AOS LAMPEJOS DO ESQUECER: UMA ANÁLISE NIETZSCHIANA DO FILME AS I WAS MOVING AHEAD OCCASIONALLY I SAW BRIEF GLIMPSES OF BEAUTY.
Jonas Mekas
Esquecimento
Memória
Memória da vontade
Produção Cultural
Nietzsche
Jonas Mekas
Furgetfulness
Memory
Will’s memory
Rangel, Luísa Gonçalves | Posted on:
2017
Abstract
Trata-se de analisar como no filme As I was moving ahead occasinally I saw brief glimpses of
beauty (2001), de Jonas Mekas, o ato de filmar e o da montagem propõem uma instigante
apreensão temporal a partir do eixo teórico do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. No
debruçar-se de algumas das principais obras - Assim falou Zaratustra, Segunda Consideração
Intempestiva: da utilidade e desvantagem da história para a vida e Genealogia da moral -
intenta-se notar uma perspectiva temporal singular ao cinema-diário. A partir dos conceitos de
esquecimento, memória e memória da vontade urdidos, principalmente, sob o olhar do
primeiro aforismo da Segunda dissertação da Genealogia da moral, o filósofo constrói uma
perspectiva de criação que traz à tona uma posição coincidente dos tempos na vida. No
percurso dessa construção de vida sob a vida, alicerçado ao equilíbrio temporal e à
compreensão da vontade de filmar como vontade de memória e ao ato da montagem enquanto
esquecimento, o filme se estabelece como um incessante vir-a-ser da própria vida.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoPublisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
NietzscheJonas Mekas
Esquecimento
Memória
Memória da vontade
Produção Cultural
Nietzsche
Jonas Mekas
Furgetfulness
Memory
Will’s memory