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Title: Análise do problema de devolução de produtos na indústria: estudo de caso em uma empresa do ramo farmacéutico
Authors: Costa, Bernardo Coimbra
Gomes, Karolyne Lima
metadata.dc.contributor.advisor: Bergiante, Nissia Carvalho Rosa
metadata.dc.contributor.members: Ferreira, Geraldo de Souza
Lima, Gilson Britto Alves de
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Costa, Bernardo Coimbra; Gomes, Karolyne Lima. Análise do problema de devolução de produtos na indústria : estudo de caso em uma empresa do ramo farmacêutico. 2018. 110 f. Projeto Final (Bacharelado em Engenharia Química). - Departamento de Engenharia Química e Petróleo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Abstract: Este trabalho trata da questão da logística reversa no mercado com um enfoque na indústria farmacêutica. A área farmacêutica vem crescendo desde seu início no Brasil, isso deve-se ao fato do aumento da expectativa de vida e evolução de novas doenças. Para se adaptar aos requerimentos ambientais e regulatórios desta área, as indústrias devem adotar boas práticas tanto de manufatura quanto de distribuição. Torna-se necessário um bom gerenciamento da cadeia de suprimento dos medicamentos, visto que estes impactam diretamente na vida do consumidor. No Brasil, é obrigado por lei as indústrias farmacêuticas gerenciarem seus resíduos sólidos. Isto inclui a gestão da devolução de seus produtos. O objetivo deste estudo foi analisar os dados de uma empresa do ramo farmacêutico e seu processo de devolução e retorno. Processo este que vem apresentando gastos para a empresa. A metodologia utilizada, com o intuito de reduzir o número destas ocorrências, baseou-se em métodos de análise e solução de problemas, PDCA, juntamente com ferramentas da qualidade, tais como Pareto e Diagrama de Causa e Efeito. Através das investigações foi possível levantar hipóteses e criar um plano de ação, baseado no método 5W3H1S, para solucionar os maiores problemas deste processo. Os problemas encontrados foram: falta de prazos para cancelamento de pedidos; demora no embarque de cargas; erros no preenchimento dos dados no sistema da empresa, dentre outros. Para mitigar esses fatores, foram apresentadas algumas soluções, a saber, definição de prazo máximo para cancelamento; definição de horários limite para o envio das mercadorias aos clientes e esclarecimento dos motivos de retorno a equipe de logística. Estas propostas, se aplicadas, podem resultar em melhoria do processo e redução do número de devoluções
metadata.dc.description.abstractother: This research is based on the issue of reverse logistics in the market with a focus on the pharmaceutical industry. The pharmaceutical area has been growing since its inception in Brazil, due to the increase in life expectancy and the evolution of new diseases. In order to adapt to the environmental and regulatory requirements of this area, industries must adopt good practices in both manufacturing and distribution. A good management of the supply chain of medicines is necessary since these directly impact the life of the consumer. In Brazil, pharmaceutical companies are required by law to manage their solid waste. This includes managing the return of products. The objective of this study was to analyze the data of a pharmaceutical company and its refusal and return process. This process has been presenting expenses for the company. The methodology used in order to reduce the number of these occurrences was based on methods of analysis and problem solving, PDCA, along with quality tools such as Pareto and Cause and Effect Diagram. Through the investigations it was possible to raise hypotheses and create an action plan, based on the 5W3H1S method, to solve the major problems of this process. The problems encountered were: lack of deadlines for order cancellation; delay in shipment of cargo; errors in completing the data in the company's system, among others. To mitigate these factors, they were presented as some solutions, namely: definition of maximum term for cancellation; definition of time limits for sending the goods to customers and clarification of the refusal reasons for the logistics team. These proposals, if applied, can result in improvement of the process and reduction of the number of returns
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8085
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