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Title: Justiça restaurativa: um importante instrumento para mediação dos conflitos escolares
Authors: Silva, Natalia de Medeiros
metadata.dc.contributor.advisor: Nascimento, Daniel Arruda
metadata.dc.contributor.members: Flores, Jorge Luiz Lourenço das
Oliveira, Raquel Donegá de
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho debate a pertinência da inserção de práticas restaurativas no âmbito escolar, proporcionando uma sociedade marcada pela escuta ativa e responsabilização, de maneira que a adoção dessas práticas no âmbito jurídico se torne cada vez mais recorrente e melhor aceito. Com o objetivo de demonstrar que é possível aplicar a Justiça Restaurativa dentro do espaço escolar, realizou-se uma visita a Associação Beneficente Lua Nova em Ponta Grossa na qual se adquiriu dados suficientes para possibilitar a promoção de uma prática restaurativa experimental na Escola Sesi Macaé, em que o resultado se demonstrou positivo devido às avaliações objetivas e subjetivas feitas pelos envolvidos. Deste estudo, infere-se que as práticas restaurativas bem aplicadas são mecanismos capazes de promover a escuta ativa e responsabilização, bem como de solucionar situações de conflitos dentro do espaço escolar.
metadata.dc.description.abstractother: This work discusses the pertinence of restorative practices in the school environment, providing a society marked by active listening and accountability, so that the insertion of these practices in the legal scope becomes increasingly recurrent and better accepted. In order to demonstrate that it is possible to apply Restorative Justice within the school, a visit was made to the Beneficent Association Lua Nova in Ponta Grossa - Paraná, where sufficient data were acquired so as to enable the promotion of an experimental restorative practice at Sesi Macaé School, where the result was positive due to the objective and subjective evaluations made by the participants.From this study, it is inferred that well-applied restorative practices are mechanisms capable of promoting active listening and accountability, as well as of solving situations of conflicts within the school environment.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8108
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