Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8128
Title: Vozes sobre imagens: produção de sentidos a partir do audiovisual na infância
Authors: Thurler, Paula Ceccon
metadata.dc.contributor.advisor: Farbiarz, Alexandre
metadata.dc.contributor.members: Fernandes, Adriana Hoffmann
Duarte, Rosalia Maria
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Ao observar os hábitos de consumo de mídia audiovisual de crianças na Contemporaneidade – tempos líquidos (BAUMAN, 2001) e altamente mediados (KELLNER, 2008) –, esta pesquisa tem como objetivo analisar a produção de sentidos de um grupo alunos de uma escola municipal do interior do Rio de Janeiro a partir de conteúdos audiovisuais assistidos por eles em seu cotidiano – sejam na TV ou na Internet. Nesse sentido, foram abordadas também questões como as mediações envolvidas no processo de assistência das crianças e indícios de leitura crítica da mídia. A pesquisa de campo contou com duas etapas, realizadas na escola, em 2017, com 48 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Na primeira etapa, foram realizadas entrevistas individuais com os alunos, abordando temas como hábitos e preferências de lazer das crianças, o uso de suportes móveis (celular, tablet, notebook) para assistir conteúdos audiovisuais e a relação destes conteúdos com o consumo de produtos ligados a eles. Verificamos, nesta etapa, que as crianças têm uma assistência de conteúdos partilhada entre diferentes suportes e que, por vezes, assistem conteúdos originários da TV na Internet ou vice-versa. Entendemos que, para elas, o conteúdo tem mais relevância que a tela onde se assiste. Já na segunda etapa, atividades de grupo realizadas com algumas crianças permitiram verificar características da produção de sentidos do grupo, além de questões relacionadas às mediações e à leitura crítica da mídia. Percebemos que as crianças produzem sentido de forma diversa e criativa, extrapolando, muitas vezes, o determinismo do pensamento adulto baseado no senso comum. Porém, em alguns momentos, elas são de certa forma absorvidas pelas mensagens pretendidas pelos produtores de conteúdo, não as avaliando de forma crítica. Nesse ponto, discutimos a necessidade de ações voltadas à Educação Crítica para as Mídias. Verificamos também a relevância das mediações nos processos comunicativos das crianças, observando que elas carregam fortes relações com os sentidos produzidos pelas crianças a partir dos conteúdos assistidos.
metadata.dc.description.abstractother: The aim of this research is to analyze the meaning production of a group of children, students of a public school from Rio de Janeiro countryside, regarding the audiovisual contents they watch on TV and on the Internet. The research comprehended the observation of students media habits in Contemporary times, known as its features of being liquid (BAUMAN, 2001) and highly mediated (KELLNER, 2008). In this sense, the research also addressed issues such as the mediations involved in children’s watching process and signs of media critical reading. The field research was separated in two stages, carried out in the school, in 2017, with 48 students of Brazilian 3rd year of Elementary School. In the first stage, individual interviews were conducted with the students, addressing topics such as children’s leisure habits and preferences, the use of mobile media (smartphone, tablet and notebook) to watch audiovisual content and the relation of these contents to the consumption of products connected to them. We verified, at this stage, that children’s content assistance is shared between different media and that sometimes they watch content originating from TV on the Internet or vice versa. We understand that, for them, the content has more relevance than the screen where one watches it. In the field research’s second stage, group activities carried out with some of the students allowed us to verify characteristics of the own group’s meanings production, as well as issues related to mediations and media critical reading. We realized that children produce meaning in a diverse and creative way, often extrapolating the determinism of adult thinking based on common sense. But, at times, they are somewhat absorbed in messages intended by content producers, not critically evaluating them. At this point, we discussed the need for actions focused on Media Critical Education. We also verified the relevance of the mediations in children’s communicative processes, observing that mediations carry strong relations with the senses produced by the children from the contents watched.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8128
Appears in Collections:PPGMC - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULA CECCON THURLER_dissertação - final.pdf3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons