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Title: Entre papéis avulsos e papéis sociais: a narrativa como experimentação literária e crítica da sociedade nos contos de Machado de Assis
Authors: Nogueira, Rodrigo Sampaio
metadata.dc.contributor.advisor: Amparo, Flávia Vieira da Silva do
metadata.dc.contributor.members: Viegas, Ana Cristina Coutinho
Santos, Matildes Demétrio dos
Issue Date: 9-Jan-2019
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Neste trabalho procuramos analisar os fatores que dão unidade conceitual ao livro de contos Papéis avulsos, de Machado de Assis. Conforme relatado pelo autor na Advertência desta coletânea, referente ao critério de reunião dos 12 contos, estabelecemos como hipótese para a seleção destes os seguintes elementos: a problematização do gênero conto, uma vez que reúne tipos distintos de narrativas sob essa rubrica, e a relação da vida pública e familiar burguesa do século XIX como um espetáculo de representações, de modo que o homem passa a interagir na sociedade assumindo papéis que oscilam entre as causas públicas e os interesses particulares. Consideramos que essas representações no conto machadiano dão continuidade ao caráter experimental da literatura do escritor no período em questão, iniciado com a publicação do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas. Deste modo, Machado acentua a ironia e o humor a respeito de questões importantes que permeavam a mentalidade de sua época, como: a crença exacerbada no cientificismo, nos sistemas políticos e, de certo modo, na religiosidade, acabando por gerar frustrações pessoais, problemas oriundos desta nova sociedade transformada pelo capitalismo-industrial e pelo secularismo
metadata.dc.description.abstractother: In this work we try to analyze the factors that give conceptual unity to Machado de Assis' book of short stories. As reported by the author in the Warning of this collection, referring to the criterion of meeting of the 12 contos, we establish as hypothesis for the selection of these the following elements: the problematization of the genre short story, since it gathers different types of narratives under this rubric, and the relation of bourgeois public and family life of the nineteenth century as a spectacle of representations, so that man begins to interact in society assuming roles that oscillate between public causes and private interests. We consider that these representations in the Machadian tale give continuity to the experimental character of the literature of the writer in the period in question, initiated with the publication of the novel Posthumous Memories of Brás Cubas. In this way, Machado emphasizes irony and humor about important issues that permeated the mentality of his time, such as: the belief exacerbated in scientism, political systems and, in a way, religiosity, ending with generate personal frustrations, problems arising from this new society transformed by industrial capitalism and secularism
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8144
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