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Title: Humor e ensino: um estudo coseriano sobre Veríssimo
Authors: Santos, Helio de Sant’Anna dos
metadata.dc.contributor.advisor: Bittencourt, Terezinha da Fonseca Passos
metadata.dc.contributor.members: Rodrigues, Marina Machado
Monnerat, Rosane Santos Mauro
Valente, André Crim
Botelho, José Mario
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A tese propõe-se a analisar a construção discursiva das comédias de Verissimo com base nas concepções de Eugenio Coseriu. Para isso, faz-se o levantamento dos estudos sobre o humor e das funções do riso na sociedade no decorrer da história. Também se resgataram, ainda que em âmbito geral, registros do humor no Brasil desde a sua colonização. Descreve-se o autor do corpus e elencam-se as razões de ordem pedagógica e acadêmica para justificar a seleção. Na sequência, estudam-se as concepções coserianas com relação mais estreita com a proposta: a linguística do falar em suas dimensões, os conceitos de gênero e de texto, a dupla dimensão pragmática, a dupla semiose, a suspensão intencional dos juízos e a hipótese para o humorismo em enunciados. Passa-se então à análise do corpus com o objetivo de comprovar a hipótese de que o texto de humor é construído com base na sobreposição e confusão intencional de universos de discurso. Ao final, destacam-se possíveis contribuições da teoria coseriana e do trabalho sistemático com textos de humor para o ensino de língua materna
metadata.dc.description.abstractother: The thesis proposes to examine the discursive construction of Verissimo’s comedies based on conceptions of Eugenio Coseriu. For this, is made the lifting of the studies on humor and the functions of laughter in society throughout history. Also rescued, although in general scope, humor records in Brazil since its colonization. It describes the author of corpus and lists up the pedagogical and academic reasons to justify the selection. Further, is studied the Coseriu’s conceptions with closer relationship with the proposal: linguistics of speaking in its dimensions, concepts of gender and text, double pragmatic dimension, dual semiosis, the intentional suspension of judgment and the hypothesis to the humor in statements. From then to the analysis of the corpus in order to prove the hypothesis that the text of humor is built based on the overlap and intentional confusion of universes of discourse. Finally, we highlight potential contributions of Coseriu’s theory and systematic work with texts of humor for teaching native language.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8146
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