FRANCÊS E COLÉGIO PEDRO II: UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO DISCIPLINAR ESCOLAR DE 1838 A 1945
Ideias linguísticas
Colégio Pedro II
Análise do discurso
Disciplinarização
Programas de ensino
Ensino da língua francesa
Colégio Pedro II; aspecto histórico
Linguística
Análise do discurso
Français - champ disciplinaire
Idées linguistiques
Colégio Pedro II
Analyse du discours
Disciplinarisation
Programmes d’enseignement
Dezerto, Felipe Barbosa | Posted on:
2013
Abstract
Nesta tese, é nosso propósito refletir sobre um percurso do processo de disciplinarização
do francês no Brasil a partir dos programas nacionais de ensino do Colégio Pedro II.
Para tais reflexões, nos situamos teoricamente no encontro da História das Ideias
Linguísticas com a Análise do Discurso, tal como esse encontro vem sendo
desenvolvido no Brasil, a partir dos trabalhos de Eni Orlandi, no projeto História das
Ideias Linguísticas: conhecimento e política de línguas. Tomamos como recorte
histórico três períodos do colégio Pedro II, primeira Escola de controle do Estado
brasileiro: seu momento de fundação, a passagem para a República e a Era Vargas.
Desses três momentos históricos, tomamos para análise i) o regulamento de fundação do
Colégio Pedro II; ii) o primeiro programa nacional de ensino do colégio, o programa de
1850; iii) o programa nacional de 1892, primeiro programa da República e iv) o
programa de 1942, programa da Era Vargas oriundo da grande reforma Capanema.
Nessas análises, nos deparamos com o fato de que uma memória de ensino de língua
estrangeira da França se atualiza no interior desse campo disciplinar pelas suas práticas
pedagógicas no Colégio Pedro II, e naquilo que ele influencia as demais escolas
brasileiras. O francês, língua de prestígio na Escola brasileira, na segunda metade do
século XIX e na primeira do século XX, importa também as práticas pedagógicas de
ensino de língua estrangeira na França, neste mesmo período. Essas análises nos
levaram a um funcionamento dos saberes desse campo disciplinar como saberes que
faltam ao cidadão brasileiro, ou seja, um lugar historicamente faltoso continua
reverberando para significar o brasileiro escolarizável, que deve receber da Europa,
nesse caso da França, o que lhe é necessário para ser civilizado pela Escola
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TeseSubject(s)
Francês - campo disciplinarIdeias linguísticas
Colégio Pedro II
Análise do discurso
Disciplinarização
Programas de ensino
Ensino da língua francesa
Colégio Pedro II; aspecto histórico
Linguística
Análise do discurso
Français - champ disciplinaire
Idées linguistiques
Colégio Pedro II
Analyse du discours
Disciplinarisation
Programmes d’enseignement
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