TEXTO E LEITURA NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: OS DOCUMENTOS NORTEADORES DO MEC E AS COLEÇÕES APROVADAS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2012
Livro didático
Texto
Leitura
Ensino da língua espanhola
Livro didático
Leitura
Español
Libro didáctico
Texto
Lectura
Onofre, Patrícia Carvalho de | Posted on:
2013
Abstract
Nesta tese, que se insere na área dos Estudos da Linguagem, em particular da
Linguística Aplicada - ciência que entende a linguagem como fenômeno social
e que tem por objeto questões reais de uso da linguagem, em contextos
diversos - procurei responder à seguinte pergunta: as coleções de espanhol
aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2012) propõem um
trabalho de leitura que efetivamente valoriza o texto e a formação do leitor
crítico?
A metodologia utilizada, de cunho qualitativo e de caráter descritivo-explicativo,
viabilizou a análise do corpus, que se centra fundamentalmente em três
aspectos: 1) a diversidade dos gêneros discursivos presentes nas coleções, 2)
a pluralidade cultural e a origem dos textos e 3) a abordagem de leitura dos
textos. Esses três eixos se estruturaram a partir da pergunta de pesquisa, que
revela a preocupação com a qualidade do trabalho proposto nas coleções de
espanhol com relação aos textos e a sua abordagem.
A pesquisa se desenvolveu, portanto, em torno dos seguintes objetivos:
reconhecer as concepções de texto e leitura contidas nos documentos
norteadores brasileiros; identificar a natureza dos textos contidos nas coleções,
no que diz respeito aos gêneros a que pertencem e à sua procedência; analisar
as atividades de leitura das coleções, cotejando-as com as orientação dos
documentos.
Os resultados da análise realizada apontam para a necessidade de se avançar
na seleção de livros didáticos de espanhol, que efetivamente coloquem em
prática o que expõem em sua fundamentação teórica, baseada nas orientações
contidas nos documentos norteadores brasileiros: um trabalho de leitura focado
na abordagem de variados gêneros do discurso, de procedências também
variadas, que vise à formação de um aluno leitor questionador, capaz de
construir sentidos para o texto e refletir criticamente por meio da leitura
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
TeseSubject(s)
EspanholLivro didático
Texto
Leitura
Ensino da língua espanhola
Livro didático
Leitura
Español
Libro didáctico
Texto
Lectura
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: