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Title: Hospitalidade: Inclusão de Profissionais com Deficiência na Hotelaria
Authors: Cardoso, Sueli Marinato Abreu
metadata.dc.contributor.advisor: Castro, Carolina Lescura de Carvalho
metadata.dc.contributor.members: Machado, Marcelo de Barros Tomé
Santos, Lucia Oliveira da Silveira
Issue Date: 1-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este artigo tem como objetivo investigar, em um empreendimento hoteleiro, a existência de práticas da hospitalidade que podem ser consideradas como ações de inclusão das PcD no ambiente de trabalho. Foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa, no mês de abril de 2015, em um hotel localizado na cidade do Rio de Janeiro, sendo esta delimitada ao setor de gestão de pessoas e aos funcionários com deficiência. A análise das entrevistas e da observação permitiu a emergência de quatro categorias: a inserção exclusiva, as fragilidades do departamento de gestão de pessoas, a discriminação velada e o sentimento de inferioridade e de gratidão que as pessoas com deficiência têm para com a empresa. Conclui-se, portanto, que a empresa pratica mais a inserção, do que propriamente a inclusão dos profissionais com deficiência. Além disso, verifica-se que a organização ainda precisa evoluir no que tange à prática da hospitalidade, pois são notáveis práticas discriminatórias e preconceituosas, além da pouca compreensão de que as pessoas com deficiência possuem um grande potencial, capaz de contribuir significantemente para o sucesso organizacional.
metadata.dc.description.abstractother: This paper aims to investigate the existence of hospitality practices on the employment of people with impairments on a hotel based on Rio de Janeiro. Also, its goal is to check if those practices can be regarded as inclusive. On April, 2015, an exploratory and qualitative research was driven. This research focused primarily on its Human Resources sector and its disabled employees. The analysis of the interviews led to four categories being identified: exclusive insertion, Human Resources sector fragilities, subtle prejudices, and gratitude feelings the person with impairment cherishes for the company. It was concluded that the company practices more the insertion than the proper inclusion of the employees with impairments. Also, it's clear that the company still needs to improve its hospitality practices processes because the prejudices are clear, even if subtle. It also lacks the comprehension of the great potential that people with impairments have, being able to significantly contribute to the business success.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8158
Appears in Collections:GTH - Trabalhos de Conclusão de Curso

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