Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8161
Title: Hotelaria e Música: Os Espaços Sensoriais Como Lugares de Hospitalidade
Authors: Magni, Felipe Betuyaku
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca Filho, Ari da Silva
metadata.dc.contributor.members: Moura, Reginaldo Lima de
Moraes, Claudia Corrêa de Almeida
Issue Date: 28-Nov-2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente artigo traz a concepção da música como um elemento sensorial e de sua possibilidade de aplicação à hotelaria, como uma forma de gerar espaços hospitaleiros. Dado o pouco registro de publicações acadêmicas correlatas, evidencia-se a importância de se contribuir com novas abordagens e discussões. O objetivo geral do artigo foi compreender como a música pode contribuir para a construção de espaços sensorialmente hospitaleiros na hotelaria, considerando a existência dos meios de hospedagem e seus segmentos e a diversidade dos sujeitos que consomem os variados serviços de um hotel. Os objetivos específicos foram pesquisar sobre a música e suas possibilidades na hotelaria, identificar a música como um elemento sensorial, diagnosticar como a música está presente na hotelaria, e correlacionar as abordagens com a temática da pesquisa. Verificou-se que a música pode contribuir para a construção desses espaços, e que é possível estabelecer uma correlação entre sua aplicabilidade e possíveis efeitos que dialogam com o acolher e com a hospitalidade.
metadata.dc.description.abstractother: This article brings the conception of music as a sensorial element and the possibility of using it in the hospitality industry as a way to create hospitable environments. The lack of academic material related to the topic brings up the importance of contributing with new visions ands discussions. The main goal of this article was to understand how music can add up to the creation of sensorial-hospitable environments in the hospitality industry, taking in consideration the different types of accommodations and the diversity of customers. The specific goals were to research about music, identify it as a sensorial element, find ways it is being used by the hospitality industry and correlate all of it with the matter of the research. It was found that music can contribute to the creation of those environments and that it’s possible to establish a connection between its applicability and possible effects, that communicate with hospitality itself.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8161
Appears in Collections:GTH - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Felipe Betuyaku Magni.pdf850.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.