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Title: Perspectivas neobarrocas em Eu hei-de amar uma pedra, de António Lobo Antunes
Authors: Silva, Regina Célia da
metadata.dc.contributor.advisor: Calvão, Dalva Maria
metadata.dc.contributor.members: Faria, Angela Beatriz de Carvalho
Amorim, Claudia Maria de Souza
Oliveira, Silvana Maria Pessoa de
Jorge, Sílvio Renato
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O objetivo deste trabalho é aproximar alguns recursos e efeitos de linguagem presentes na estrutura narrativa de Eu hei-de amar uma pedra, a elementos que compõem o discurso neobarroco, a fim de revelar certas correspondências que configuram um espaço de representação de ideias norteadoras do pensamento contemporâneo, independentemente das marcas históricas relacionadas ao período do século XVII. Publicado em 2004, o décimo sétimo romance do escritor português António Lobo Antunes (1942-), base desta Tese, entrelaça tempos e vozes a um universo ficcional que se pretende, também, vincular ao procedimento de construção da música barroca, interligando artifícios estruturais que apresentam certa semelhança na composição de ambas as expressões artísticas.
metadata.dc.description.abstractother: The objective of this work is to approach some language features and effects present in the narrative structure of I have to love a stone, to elements that make the neo-baroque speech in order to reveal certain correspondences that makes a space representation of guiding ideas of the contemporary thought, regardless of the historical markers related to the XVII Century. Published in 2004, the seventeenth novel by Portuguese writer António Lobo Antunes (1942), the basis of this thesis, interweaves times and voices to a fictional universe that also aims to link to the procedure of baroque music’s construction, interconnecting devices structural that show some similarity to the composition of both artistic expressions.
L’objectif de ce travail est celui d’approcher quelques recours et effets de langage présents dans la structure narrative du livre Eu hei-de amar uma pedra à des éléments qui composent le discours néobaroque à fin de révéler quelques correspondances qui configurent un espace de représentation d’idées conductrices de la pensée contemporaine indépendamment des marques historiques connexes à la période du XVIIe siècle. Publié en 2004, le dix-septième roman de l’écrivain portugais António Lobo Antunes (1942-), base de cette thèse, entrelace des temps et des voix à un univers fictionnel qu’on prétend, aussi, lier à la procédure de la construction de la musique baroque, interconnectant des artifices structuraux qui présentent quelque ressemblance dans la composition des deux expressions artistiques.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8179
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