Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8180
Title: Voluntários do Festival do Rio - Agentes de Hospitalidade por trás das Telas
Authors: Souza, Maria de Nazaré Coêlho de
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca Filho, Ari da Silva
metadata.dc.contributor.members: Gonçalves, Telma Lasmar
Oliveira, Rômulo Duarte Silva de
Issue Date: 9-Jul-2018
Publisher: Unversidade Federal Fluminense
Abstract: A participação de estudantes universitários como voluntários no Festival do Rio transmite o que seria o emprego da hospitalidade em um ambiente que liga a ficção à realidade. Diante deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo analisar as percepções de quem participou como voluntário no Festival do Rio, e para chegarmos a esta finalidade, foram seguidos os seguintes objetivos específicos: estudo sobre o Festival do Rio, tendo em vista o trabalho voluntário e possíveis percepções com a hospitalidade; investigação sobre as percepções dos estudantes e recrutadores para se conhecer a importância dos voluntários e análise da hospitalidade, presente no ofício do voluntariado. O estudo foi realizado entre profissionais ligados ao Festival do Rio, aos profissionais do RioMarket e com estudantes universitários de áreas ligadas à Cinema, Marketing, Turismo, Hotelaria. Para a realização da pesquisa de campo, utilizou-se método qualitativo e as seguintes técnicas foram utilizadas: entrevistas semiestruturadas com os estudantes universitários e a coordenadora de uma das áreas do Festival e relatos de experiências. Como houve uma indicação por parte dos primeiros entrevistados para contatos posteriores, utilizou-se a técnica metodológica Snowball, que fez com que se tivesse uma abordagem a uma qualidade melhor da pesquisa. Na análise da percepção sobre a hospitalidade no ofício do voluntariado no Festival do Rio, concluiu-se que os estudantes universitários que participantes do evento iniciam com uma grande expectativa que se modifica no decorrer do evento, porém mesmo com diversas dificuldades e com pontos de motivações diferentes, todos concordam que o voluntariado é uma porta de entrada valiosa para o mercado de trabalho.
metadata.dc.description.abstractother: The participation of university as volunteers at the Rio Festival conveys what would be the employment of hospitality in an environment that links fiction to reality. In view of this scenario, the present work programmed the perceptions of who expected the volunteer at the Rio Festival, and to achieve this, the specific objectives of the partitions were followed: a study at the Rio Festival, in view of volunteer work and perceptions with a hospitality; research on perceptions of students and recruiters to meet volunteers from heliology and hospitality analysis, present at the volunteer office. The program was created among professionals related to the Rio Festival, professionals from RioMarket and university students from the areas related to Cinema, Marketing, Tourism and Hospitality. For the field research, the qualitative method was used and the textual techniques were used: the semi structured interviews with university students and the coordinators of one of the areas of the Festival and the reports of experiences. As a session, on the part of the first interviewees for later contacts, was used a methodological technique of Snowball, that made an approach for a better quality of research. In an analysis of volunteer hospitality at the Rio Festival, it was concluded that the university students that participate in the event start with a great expectation that changes during the course of the event, but even with various difficulties and different points of motivation, everyone agrees that volunteering is a valuable gateway to the job market.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8180
Appears in Collections:GTH - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VOLUNTÁRIOS FESTIVAL DO RIO - AGENTES DE HOSPITALIDADES POR TRAS DAS TELAS 2018.1.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.