DEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL E DAS INSTITUIÇÕES: UM ESTUDO DE CASO DE CONSELHO ESCOLA-COMUNIDADE
Lima, Daniela da Silva | Posted on:
2005
Abstract
Esta pesquisa teve por objetivo observar em que medida um Conselho Escola-Comunidade dinamiza a democracia local. Tendo em vista a atual crise da democracia, este
estudo pretende ser um estudo exploratório preliminar, pois cada cidadão possui uma
capacidade de influência diferente. Nesta direção, buscou-se refletir sobre o processo de
descentralização das políticas públicas implementado no país e como tal processo repercute
em novas instâncias participativas, por exemplo, os mais variados tipos de conselhos. Dado
que o Conselho Escola-Comunidade (CEC) é um órgão colegiado no qual se encontram
representados pais, professores, alunos, funcionários e, em alguns casos, representante da
comunidade local buscou-se, também, refletir acerca da relação deste colegiado com a
comunidade local, uma vez que se partiu da premissa que práticas políticas
descentralizadoras e participativas podem possibilitar um contato mais direto entre os
cidadãos e as instituições públicas.
Utilizou-se por metodologia o estudo de caso de um CEC de uma escola pública em
um município da Baixada Fluminense, privilegiando uma análise qualitativa dos dados, que
foram coletados através de entrevistas concedidas por integrantes do CEC e da comunidade
local. Os resultados obtidos permitiram concluir que o Conselho Escola-Comunidade, a
despeito de ser um órgão potencialmente importante para incentivar práticas democráticas e
aprimorar a cidadania, possui, ainda, limites quanto à consecução desta tarefa, seja porque o
CEC ainda não consegue envolver, de maneira igualitária, todos os segmentos da escola, seja
porque ainda não é percebido por parte do seu entorno como um espaço aberto à participação
das pessoas, ou ainda por não se discutirem em seu interior os assuntos referentes ao objetivo
último da escola, notadamente, o desenvolvimento de seu projeto político-pedagógico. Ao
final, ressalta-se a necessidade de valorização deste espaço institucional, considerando que a
participação pode ser um exercício democrático determinante nos processos de tomada de
decisão, mesmo considerando a complexidade de todo este processo
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoLicense Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: