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Title: Democratização do Brasil e das instituições: um estudo de caso de conselho escola-comunidade
Authors: Lima, Daniela da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Gomes, Eduardo Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisorco: Bezerra, Marcos Otávio
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Esta pesquisa teve por objetivo observar em que medida um Conselho Escola- Comunidade dinamiza a democracia local. Tendo em vista a atual crise da democracia, este estudo pretende ser um estudo exploratório preliminar, pois cada cidadão possui uma capacidade de influência diferente. Nesta direção, buscou-se refletir sobre o processo de descentralização das políticas públicas implementado no país e como tal processo repercute em novas instâncias participativas, por exemplo, os mais variados tipos de conselhos. Dado que o Conselho Escola-Comunidade (CEC) é um órgão colegiado no qual se encontram representados pais, professores, alunos, funcionários e, em alguns casos, representante da comunidade local buscou-se, também, refletir acerca da relação deste colegiado com a comunidade local, uma vez que se partiu da premissa que práticas políticas descentralizadoras e participativas podem possibilitar um contato mais direto entre os cidadãos e as instituições públicas. Utilizou-se por metodologia o estudo de caso de um CEC de uma escola pública em um município da Baixada Fluminense, privilegiando uma análise qualitativa dos dados, que foram coletados através de entrevistas concedidas por integrantes do CEC e da comunidade local. Os resultados obtidos permitiram concluir que o Conselho Escola-Comunidade, a despeito de ser um órgão potencialmente importante para incentivar práticas democráticas e aprimorar a cidadania, possui, ainda, limites quanto à consecução desta tarefa, seja porque o CEC ainda não consegue envolver, de maneira igualitária, todos os segmentos da escola, seja porque ainda não é percebido por parte do seu entorno como um espaço aberto à participação das pessoas, ou ainda por não se discutirem em seu interior os assuntos referentes ao objetivo último da escola, notadamente, o desenvolvimento de seu projeto político-pedagógico. Ao final, ressalta-se a necessidade de valorização deste espaço institucional, considerando que a participação pode ser um exercício democrático determinante nos processos de tomada de decisão, mesmo considerando a complexidade de todo este processo.
metadata.dc.description.abstractother: This research had for objective to observe in what sense an advice school board get involved in the local democracy. In view of the current crisis of the democracy, this study it intends to be a preliminary study, therefore each citizen have a capacity of different influence. In this direction, one searched to reflect on the process of decentralization of the public politics implemented in the country and as such process reflected on new participatory instances, for example, the most varied types of advice. Given that an advice school board is a collegiate agency in which are represented parents, professors, students, employees and, in some cases, representative of the local community, searched, also, to reflect concerning the relation of this collegiate one with the local community, once was broken of the premise that practical decentralizing and participatory politics can more direct make possible a contact between citizens and the public institutions. The study of case of a CEC of a public school in a city of the state of Rio de Janeiro one was used for methodology, privileging a qualitative analysis of the data, that it had been collected through interviews granted for integrant of the CEC and the local community. The gotten results had allowed to conclude that the advice school board, in spite of being an agency potentially important to stimulate practical democratic and to improve the citizenship, it has, still, limits how much to the achievement of this task, either because the CEC still does not obtain to involve, in equal way, all the segments of the school, either because still it is not perceived on the part of its local community as an opened space to the participation of the people, or still for not arguing in its interior the referring subjects to the last objective of the school, mainly, the development of its politician pedagogical project. To the end, it is pointed out necessity of valuation of this institutional space, considering that the participation can be a determinant democratic exercise in the processes of decision-making, even though considering the complexity of all this process.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8198
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