Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8297
Title: A relação entre a teoria e a prática na Educação Física Escolar: revisão de literatura no período compreendido entre 1995 e 2017
Authors: Farias, Breno Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Mattos, Luiz Otávio Neves
metadata.dc.contributor.members: Paula, Karla Campos de
Pereira Filho, José Ribamar
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Farias, Breno Pereira. A relação entre a teoria e a prática na Educação Física Escolar: revisão de literatura no período compreendido entre 1995 e 2017. 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)-Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2017.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo analisar o que há de publicado na literatura acadêmica da área de Educação Física sobre a relação entre a teoria e a prática. Foram analisados 183 documentos publicados entre os anos de 1995 e 2017. Identificamos que a teoria e a prática são dimensões que estão sempre relacionadas e que o distanciamento/dicotomia entre elas acontece a partir de uma falta de entendimento dessa relação. A cultura humana, há muito tempo, coloca a teoria e a prática em dimensões opostas e essa oposição advém de outras dicotomias humanas mais amplas, como a dicotomia corpo e mente e a dicotomia natureza e cultura. Acreditamos que a constituição de nosso campo de conhecimento e alguns aspectos da formação inicial do profissional, impactam diretamente na relação entre a teoria e a prática. Analisamos e desmistificamos essas questões com o objetivo de trazer um esclarecimento maior para a temática da relação entre a teoria e a prática na Educação Física Escolar.
metadata.dc.description.abstractother: The following study aimed to analyze the publications inside of the Physical Education academical field, about the relation between theory and practice. We analyze 183 documents published since 1995-2017. We can identify that theory and practice are related concepts and, sometimes, come to happen a distancing/dichotomy between both. This separation happens, because its lack of understanding in their connection ways. The human culture consider that practice and theory are in different dimensions for a long time. This dichotomy came from others human aspects, such as the separation between body and mind, and segregation between nature and culture. We believe that constitution of our fields and some professional formation aspects influence directly, in the relation between theory and practice. In this study, its will analyze and demythologize this questions with the objective to clarify this dilemmas in scholar Physical Education.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8297
Appears in Collections:GGJ - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons