ARQUIVOLOGIA: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DA UNIRIO E UFF
Graduação em arquivologia
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense
Arquivologia
Projeto político-pedagógico
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense
Political pedagogical project
Undergraduate archivology
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense
Rezende Neto, Thales Lopes | Posted on:
2016
Abstract
O presente trabalho analisa os projetos políticos pedagógicos vigentes no ano de 2015, dos cursos de arquivologia das universidades federias: UNIRIO e UFF. A pesquisa segue com base na literatura arquivistica e legislações vigentes que instituíram o fim do currículo mínimo obrigatório e fortaleceu o conceito de flexibilização curricular adotado pela LDB (1996), oferendo oportunidade de desenvolvimento político-pedagógico das universidades conforme a necessidade social, político e econômica de cada uma delas. Demostrando ainda, que a adoção em definitivo do parecer CNE/CES 20/2003 que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Arquivologia é um marco legal que possibilitou a pluricultura de pesquisa em arquivologia. Como fica observada as linhas dos projetos políticos pedagógicos da UNIRIO e UFF
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSubject(s)
Projeto político pedagógicoGraduação em arquivologia
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense
Arquivologia
Projeto político-pedagógico
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense
Political pedagogical project
Undergraduate archivology
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense