ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COMO POLÍTICA PÚBLICA NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O CASO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS
Ensino médio
Beneficiários
Educação tecnológica
Ensino médio
Ensino técnico
Educação profissional
Minas Gerais
Student assistance
Secondary education
Beneficiaries
Technological education
Pereira Junior, Ademar Bernardes | Posted on:
2012
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo examinar o processo de implantação do Plano Nacional
de Assistência Estudantil (PNAES) no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Criado através do Decreto Federal
no.7.234/2008 e tendo como foco os estudantes de ensino superior das universidades federais,
o PNAES foi estendido aos recém-criados Institutos Federais de Educação Ciência e
Tecnologia no ano de 2010, instituição cujo público-alvo é também constituído por alunos do
ensino médio. Para além dessa especificidade, a implantação do PNAES nos Institutos
Federais se depara, contudo, com uma série de questões que interferem no desenho local do
programa, dentre elas: a estrutura disponível para promover a assistência estudantil; o perfil
do corpo discente; as concepções sobre assistência estudantil e as prioridades da gestão de
cada instituto. Para abordar a questão, foi feita uma pesquisa de campo no IFSULDEMINAS,
envolvendo levantamento documental sobre o programa (legislação, planos e relatórios) e
realização de entrevistas com gestores e profissionais diretamente vinculados à implantação
do PNAES no IFSULDEMINAS. Os resultados encontrados foram analisados com base nos
seguintes eixos: (a) concepções sobre a Política Nacional de Assistência Estudantil ; (b)
critérios e formas de seleção; (c) cardápio de ações e benefícios ofertados pelo PNAES no
IFSULDEMINAS; (d) perfil dos estudantes beneficiados; (e) demandas para assistência
estudantil no IFSULDEMINAS e (f) avaliação e perspectivas. Conclui-se que o ineditismo
das ações do programa caminha pari passu à necessidade de aprimorar o programa existente,
expandi-lo e preparar avaliações e resultados para que, a partir de uma análise detalhada do
processo, possa-se oferecer um programa assistencial que realmente alcance e atenda as
necessidades e demandas.
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSubject(s)
Assistência estudantilEnsino médio
Beneficiários
Educação tecnológica
Ensino médio
Ensino técnico
Educação profissional
Minas Gerais
Student assistance
Secondary education
Beneficiaries
Technological education
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