A POLÍTICA SOCIAL DA EDUCAÇÃO TÉCNICA A DISTÂNCIA NA REDE E-TEC BRASIL
Rede e-Tec Brasil
Implementação e execução
Força de trabalho
Ensino técnico
Educação profissional
Ensino à distância
Ensino público
Política educacional
Distance education network
E-Tec Brasil
Implementation and enforcement
Workforce
Quida, Márcio Maltarolli | Posted on:
2012
Abstract
O presente trabalho compreende uma análise da Rede Escola Técnica Aberta do
Brasil (e-Tec Brasil), circunscrita às fases de implementação e execução, com
ênfase na força de trabalho responsável pela consecução dos objetivos traçados
pelos formuladores da política. Criado em 2007, resultado da parceria firmada entre
a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e a extinta Secretaria
de Educação a Distância (SEED), do Ministério da Educação (MEC), o programa
visa à oferta de educação profissional e tecnológica a distância para ampliar e
democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em
regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios,
beneficiando arranjos produtivos locais e as periferias brasileiras. Através de
entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores nacionais e locais do
programa; de questionários aplicados à parcela dos membros da equipe
multidisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de
Minas; dos dados do Sistema de Acompanhamento e Avaliação do Sistema e-Tec
(SAAS); de pesquisa bibliográfica e minuciosa análise do arcabouço legal,
pretendeu-se responder à questão: como as atividades profissionais de formação
técnica vêm sendo implementadas e executadas na modalidade de educação a
distância no Brasil? Em um primeiro momento apresentou-se historiograficamente a
estreita relação entre trabalho e educação e a trajetória da educação profissional até
a concepção da rede e-Tec Brasil, para explicitar as condições objetivas e
subjetivas, nas esferas sociotécnica e política, que culminaram na formulação e
implementação da política da educação profissional a distância brasileira. Em
seguida, buscou-se descrever o ciclo da política e as ações desenvolvidas em cada
fase para a politica em foco; caracterizando sua abrangência em nível nacional e
destacando o conjunto das ações de implementação/execução e o modus operandi
técnico-burocrático do programa para a força de trabalho. Finalmente, foram
apresentados os dados empíricos obtidos na pesquisa, desmembrados nas variáveis
condições de trabalho, funções docentes, formação inicial e continuada e docência
colaborativa online, analisando-os sob a lógica da análise de políticas sociais para
evidenciar possíveis implicações na efetividade do programa.
[Texto sem Formatação]
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Document type
DissertaçãoSubject(s)
Educação a distânciaRede e-Tec Brasil
Implementação e execução
Força de trabalho
Ensino técnico
Educação profissional
Ensino à distância
Ensino público
Política educacional
Distance education network
E-Tec Brasil
Implementation and enforcement
Workforce
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