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Title: A política social da educação técnica a distância na rede e-Tec Brasil
Authors: Quida, Márcio Maltarolli
metadata.dc.contributor.advisor: Cabral Filho, Adilson Vaz
metadata.dc.contributor.members: Alcântara, Luciene Burlandy Campos de
Loureiro, Marcos Dantas
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O presente trabalho compreende uma análise da Rede Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), circunscrita às fases de implementação e execução, com ênfase na força de trabalho responsável pela consecução dos objetivos traçados pelos formuladores da política. Criado em 2007, resultado da parceria firmada entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e a extinta Secretaria de Educação a Distância (SEED), do Ministério da Educação (MEC), o programa visa à oferta de educação profissional e tecnológica a distância para ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios, beneficiando arranjos produtivos locais e as periferias brasileiras. Através de entrevistas semiestruturadas realizadas com gestores nacionais e locais do programa; de questionários aplicados à parcela dos membros da equipe multidisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas; dos dados do Sistema de Acompanhamento e Avaliação do Sistema e-Tec (SAAS); de pesquisa bibliográfica e minuciosa análise do arcabouço legal, pretendeu-se responder à questão: como as atividades profissionais de formação técnica vêm sendo implementadas e executadas na modalidade de educação a distância no Brasil? Em um primeiro momento apresentou-se historiograficamente a estreita relação entre trabalho e educação e a trajetória da educação profissional até a concepção da rede e-Tec Brasil, para explicitar as condições objetivas e subjetivas, nas esferas sociotécnica e política, que culminaram na formulação e implementação da política da educação profissional a distância brasileira. Em seguida, buscou-se descrever o ciclo da política e as ações desenvolvidas em cada fase para a politica em foco; caracterizando sua abrangência em nível nacional e destacando o conjunto das ações de implementação/execução e o modus operandi técnico-burocrático do programa para a força de trabalho. Finalmente, foram apresentados os dados empíricos obtidos na pesquisa, desmembrados nas variáveis condições de trabalho, funções docentes, formação inicial e continuada e docência colaborativa online, analisando-os sob a lógica da análise de políticas sociais para evidenciar possíveis implicações na efetividade do programa.
metadata.dc.description.abstractother: This work includes an analysis of the Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), limited to the stages of implementation and enforcement, with emphasis on the workforce responsible for achieving the goals set by policy makers. Created in 2007 as a result of a partnership between the Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) and the former Secretaria de Educação a Distância (SEED), the Ministry of Education (MEC), the program aims to offer vocational and technological education to increase the distance and democratize access to technical courses mid-level public and free, under a collaboration between federal, state, Federal District and municipalities, benefiting local clusters and the outskirts of Brazil. Through semi-structured interviews conducted with national and local managers of the program, questionnaires applied to the portion of the members of the multidisciplinary team at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas; data System for Monitoring and Evaluation System e-Tec Brasil, bibliographic research and thorough analysis of the legal framework, we sought to answer the question: as the professional activities of technical training have been implemented and executed in the form of distance education in Brazil? At first appeared historiographically the close relationship between work and education history and professional education to the design of network e-Tec Brasil, to explain the objective and subjective conditions, sociotechnical and political spheres, which culminated in the formulation and implementation education policy Brazilian professional distance. Next, we sought to describe the policy cycle and the actions taken at each stage to focus on policy, characterizing its scope nationally and highlighting all the action implementation / execution and modus operandi of the technical-bureaucratic program for workforce. Finally, we presented the empirical data obtained in the research, dismembered in variable working conditions, teaching functions, initial and continuing training and collaborative online teaching, analyzing them under the logic of social policy analysis to show potential implications for the effectiveness of the program.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8343
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