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Title: A trajetória de jovens e adultos no PROEJA : um estudo sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Machado
Authors: Dias, Daniela Augusta Guimarães
Alcântara, Luciene Burlandy Campos de
metadata.dc.contributor.advisor: Góis, João Bosco Hora
metadata.dc.contributor.members: Cangussu, Maria Aparecida Rodrigues
Issue Date: 2012
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo analisar as trajetórias de fracasso e sucesso dos alunos do PROEJA. Buscamos, através da trajetória destes alunos, identificar que fatores contribuem para a evasão ou permanência no programa. No desenvolvimento do trabalho, utilizamos dados qualitativos obtidos de entrevistas realizadas com os alunos do programa. Através da análise das narrativas dos alunos, busca-se compreender os fatores que levaram à evasão, bem como os fatores que permitiram a permanência. Iniciamos este estudo definindo o tema e o objetivo da pesquisa, os motivos que nos levaram a pesquisar esta temática. Definimos também o local, a população estudada e a forma de levantamento de dados. No primeiro capítulo, apresentamos a história da educação brasileira e da EJA, destacando o PROEJA como uma das políticas educacionais de inclusão nesta área. No segundo, abordamos a questão do fracasso escolar e as explicações para este assunto. Apresentamos as trajetórias educacionais dos alunos entrevistados, que nos relatam suas experiências de todo o seu percurso escolar. No terceiro capítulo analisamos os percursos escolares de sucesso dos alunos entrevistados, relatando suas trajetórias escolares. Nas considerações finais, apresentamos reflexões sobre a importância do PROEJA como política pública.
metadata.dc.description.abstractother: This dissertation has the aim of analyzing PROEJA students’ success and failure course. We tried, by means of their track, to identify the factor that contributes to the program evasion or stay. In order to develop this paper, qualitative data were obtained by means of interview with the program students. Analyzing the students’ accounts has the aimed to comprehend the factors which lead to evasion as well as the factors that allowed the stay. We started this study defining the subject matter, the research aim and the reasons that led us to research this topic. It was also defined the place, the population researched and the acquiring data method. In the first chapter, we presented the Brazilian education history as well as EJA history, highlighting PROEJA as one of the politics of educational inclusion in this area. In the second, we dealt with the school failure matter and their explanations to this subject. We presented the interviewed students’ educational tracks, which reported experiences from their whole school course. In the third chapter we analyzed the interviewed students’ success school course by reporting their school tracks. In the final considerations we presented reflections on the PROEJA importance as a public politics.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8364
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