A TRAJETÓRIA DE JOVENS E ADULTOS NO PROEJA : UM ESTUDO SOBRE O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS - CAMPUS MACHADO
Fracasso escolar
Sucesso escolar
Educação
Ensino médio
Política educacional
Educação de adultos
Sucesso no negócio
Minas Gerais
Youths and adults education
School failure
School success
Abstract
Esta dissertação tem como objetivo analisar as trajetórias de fracasso e sucesso dos alunos do
PROEJA. Buscamos, através da trajetória destes alunos, identificar que fatores contribuem
para a evasão ou permanência no programa. No desenvolvimento do trabalho, utilizamos
dados qualitativos obtidos de entrevistas realizadas com os alunos do programa. Através da
análise das narrativas dos alunos, busca-se compreender os fatores que levaram à evasão, bem
como os fatores que permitiram a permanência. Iniciamos este estudo definindo o tema e o
objetivo da pesquisa, os motivos que nos levaram a pesquisar esta temática. Definimos
também o local, a população estudada e a forma de levantamento de dados. No primeiro
capítulo, apresentamos a história da educação brasileira e da EJA, destacando o PROEJA
como uma das políticas educacionais de inclusão nesta área. No segundo, abordamos a
questão do fracasso escolar e as explicações para este assunto. Apresentamos as trajetórias
educacionais dos alunos entrevistados, que nos relatam suas experiências de todo o seu
percurso escolar. No terceiro capítulo analisamos os percursos escolares de sucesso dos
alunos entrevistados, relatando suas trajetórias escolares. Nas considerações finais,
apresentamos reflexões sobre a importância do PROEJA como política pública.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSubject(s)
Educação de jovens e adultosFracasso escolar
Sucesso escolar
Educação
Ensino médio
Política educacional
Educação de adultos
Sucesso no negócio
Minas Gerais
Youths and adults education
School failure
School success
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: