A INTEGRALIDADE NA ATENÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO
Gestão de serviços de saúde
SUS
Brasil
Integralidade
Atenção a saúde
Integral care
Health services management
SUS
Brazil
Resumen
Este artigo discute o princípio da integralidade do Sistema Único de Saúde no Brasil, a partir das práticas. Integralidade é o eixo organizativo de práticas de gestão das ações, que tem na garantia do acesso aos níveis de atenção mais complexos seu principal desafio. Desenvolvemos um referencial analítico ancorado em três dimensões:
organização dos serviços, conhecimentos e práticas de trabalhadores de saúde e políticas governamentais com participação da população na sua formulação. As práticas de gestão são campo de construção da integralidade, constituindo arena política na qual participam gestores públicos de diferentes esferas de governo, prestadores privados, trabalhadores de saúde e sociedade civil organizada.
Integralidade na atenção à saúde da população é fruto da interação democrática dos sujeitos implicados na construção de respostas governamentais capazes de contemplar as diferenças expressas nas demandas em saúde
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Artigo de periódicosEditora/Editor
Ciência & Saúde Coletiva
Fuente
PINHEIRO, Roseni; FERLA, Alcindo and SILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da. A integralidade na atenção à saúde da população. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.2, pp.343-349. ISSN 1413-8123Sujeta/Sujeto(s)
IntegralidadeGestão de serviços de saúde
SUS
Brasil
Integralidade
Atenção a saúde
Integral care
Health services management
SUS
Brazil