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Title: Serviço social escolar e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma análise das demandas implícitas e explícitas no atendimento aos alunos e familiares
Authors: Siqueira, Thalita de Azevedo Sousa Borges Siqueira
metadata.dc.contributor.advisor: Moraes, Carlos Antonio de Souza
metadata.dc.contributor.members: Moraes, Carlos Antonio de Souza
Faes, Ivana Arquejada
Souza, Luiza Fernandes da Silva
Keywords: Escola;  TDAH;  Serviço Social escolar;  Demandas;  Direitos sociais
Issue Date: 2017
Abstract: O presente trabalho, intitulado “Serviço Social escolar e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma análise das demandas implícitas e explícitas no atendimento aos alunos e familiares”, objetiva analisar as demandas que os alunos com diagnóstico de TDAH e suas famílias apresentam para o Serviço Social no ambiente educacional em Campos dos Goytacazes/RJ, e a consequente contribuição deste profissional na garantia da equidade educacional para estes estudantes. Sua relevância consiste em discutir esta problemática para além de uma visão médico-patológica, visando contribuir, por meio desta produção acadêmica, para a fundamentação do profissional de Serviço Social neste campo de trabalho, o qual também é atravessado por questões de saúde, contribuindo em suas intervenções ao lidar com as demandas vivenciadas no cotidiano escolar. Tal trabalho foi resultado de um estudo realizado em uma escola deste município, durante a realização do Estágio Supervisionado em Serviço Social, sendo fruto de uma pesquisa qualitativa realizada com os responsáveis de alunos diagnosticados com TDAH. Dessa forma, para a construção desta discussão, recorreu-se metodologicamente ao método fundamentado na obra de Marx, associado à pesquisa bibliográfica a respeito do assunto em tela. Visualizou-se, a partir deste estudo, a necessidade de maior capacitação dos profissionais de educação ao lidar com esta situação, a qual apresenta variadas demandas que merecem atenção, de forma a garantir todos os direitos sociais, especificamente o direito à educação, aos alunos com TDAH e seus familiares.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8399
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