Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8399
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoraes, Carlos Antonio de Souza-
dc.contributor.authorSiqueira, Thalita de Azevedo Sousa Borges Siqueira-
dc.date.accessioned2019-01-30T11:44:47Z-
dc.date.available2019-01-30T11:44:47Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8399-
dc.description.abstractO presente trabalho, intitulado “Serviço Social escolar e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: uma análise das demandas implícitas e explícitas no atendimento aos alunos e familiares”, objetiva analisar as demandas que os alunos com diagnóstico de TDAH e suas famílias apresentam para o Serviço Social no ambiente educacional em Campos dos Goytacazes/RJ, e a consequente contribuição deste profissional na garantia da equidade educacional para estes estudantes. Sua relevância consiste em discutir esta problemática para além de uma visão médico-patológica, visando contribuir, por meio desta produção acadêmica, para a fundamentação do profissional de Serviço Social neste campo de trabalho, o qual também é atravessado por questões de saúde, contribuindo em suas intervenções ao lidar com as demandas vivenciadas no cotidiano escolar. Tal trabalho foi resultado de um estudo realizado em uma escola deste município, durante a realização do Estágio Supervisionado em Serviço Social, sendo fruto de uma pesquisa qualitativa realizada com os responsáveis de alunos diagnosticados com TDAH. Dessa forma, para a construção desta discussão, recorreu-se metodologicamente ao método fundamentado na obra de Marx, associado à pesquisa bibliográfica a respeito do assunto em tela. Visualizou-se, a partir deste estudo, a necessidade de maior capacitação dos profissionais de educação ao lidar com esta situação, a qual apresenta variadas demandas que merecem atenção, de forma a garantir todos os direitos sociais, especificamente o direito à educação, aos alunos com TDAH e seus familiares.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by claudia alvarenga (sgm@vm.uff.br) on 2018-10-17T14:23:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TFC SERVIÇO SOCIAL UFF CAMPOS 2017.2 THALITA DE AZEVEDO SOUZA BORGES SIQUEIRA.pdf: 710637 bytes, checksum: 993840369556fe21ba08f4ebe82f02dd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by bucg Universitária de Campos dos Goytacazes (bucg@ndc.uff.br) on 2019-01-30T11:44:47Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TFC SERVIÇO SOCIAL UFF CAMPOS 2017.2 THALITA DE AZEVEDO SOUZA BORGES SIQUEIRA.pdf: 710637 bytes, checksum: 993840369556fe21ba08f4ebe82f02dd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-01-30T11:44:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TFC SERVIÇO SOCIAL UFF CAMPOS 2017.2 THALITA DE AZEVEDO SOUZA BORGES SIQUEIRA.pdf: 710637 bytes, checksum: 993840369556fe21ba08f4ebe82f02dd (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectServiço Social escolarpt_BR
dc.subjectDemandaspt_BR
dc.subjectDireitos sociaispt_BR
dc.titleServiço social escolar e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma análise das demandas implícitas e explícitas no atendimento aos alunos e familiarespt_BR
dc.typemonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordEscolapt_BR
dc.subject.keywordTDAHpt_BR
dc.subject.keywordServiço Social escolarpt_BR
dc.subject.keywordDemandaspt_BR
dc.subject.keywordDireitos sociaispt_BR
dc.contributor.membersMoraes, Carlos Antonio de Souza-
dc.contributor.membersFaes, Ivana Arquejada-
dc.contributor.membersSouza, Luiza Fernandes da Silva-
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorServiço social escolarpt_BR
dc.subject.descriptorTranstorno do deficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subject.descriptorPrática profissionalpt_BR
dc.subject.descriptorCapacitação profissionalpt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentDepartamento de Serviço Socialpt_BR
dc.degree.date2017-
dc.degree.localCampos dos Goytacazes, RJpt_BR
dc.degree.cursoCurso de Bacharelado em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Serviço Social de Campospt_BR
Appears in Collections:SGM - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TFC SERVIÇO SOCIAL UFF CAMPOS 2017.2 THALITA DE AZEVEDO SOUZA BORGES SIQUEIRA.pdf693.98 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons