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Title: Evasão escolar no primeiro ano do ensino médio integrado do IFSULDEMINAS - Campus Machado
Authors: Resende, Maria Liliana do Amaral
metadata.dc.contributor.advisor: Góis, João Bôsco Hora
metadata.dc.contributor.members: Cangussu, Maria Aparecida Rodrigues
Quadrat, Samantha Viz
Issue Date: 2012
Abstract: A evasão é um tema que traz muitas preocupações para a comunidade escolar e para a sociedade civil. Apesar de estar acontecendo uma expansão e reforma do Ensino Médio, a evasão escolar persiste entre jovens e adultos. O Problema parece não estar relacionado ao acesso, já que novas vagas vêm sendo criadas a cada ano. Percebe-se que a permanência na escola sofre influência de vários fatores intrínsecos e extrínsecos. No ensino profissionalizante o caso parece ser mais grave. No Instituto Federal, que funciona em regime de internato, o abandono atinge altos índices.Vários programas e políticas são desenvolvidos para combater a evasão escolar sem muito sucesso. Essa dissertação levanta e analisa as causas da evasão escolar do primeiro ano do ensino médio integrado, em regime de internato nos anos de 2010 e 2011, no IFSULDEMINAS, campus Machado. O procedimento metodológico tomado foi incialmente, exploratório, seguido de análise documental junto à secretaria escolar e entrevistas semiestruturadas com os alunos evadidos, a fim de identificar as verdadeiras causas desse problema.
metadata.dc.description.abstractother: Evasion is a topic accompanied by many worries in school community and civil society. Although there is an expansion and reorganization happening in high school, school evasion persists among youths and adults. The problem doesn’t seem to be related to access, since new vacancies have been created each year. It’s noticeable that staying in school is influenced by several intrinsic and extrinsic factors. In vocational educational this matter seems to be even more serious. At the Federal Institute, which is operated in an internship basis, this leaving reaches high levels. Several programs and policies are developed in order to fight school evasion, however without much success. This dissertation raises and analyses the internship high school first grade evasion causes in 2010 and 2011 at the Machado campus of the IFSULDEMINAS. The methodological procedure used was, at first exploratory followed by document analyze along with the school secretariat and semi structured interviews with the evaders in order to discover the real causes for this problem.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8426
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