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Title: Simulação numérica do comportamento dinâmico de um câmbio continuamente variável utilizado em veículos do tipo Baja
Authors: Oliveira, Paulo Gustavo Cândido de
metadata.dc.contributor.advisor: Pedroza, Bruno Campos
metadata.dc.contributor.members: Pardal, Juan Manuel
Tavares, Sérgio Souto Maior
Issue Date: 21-Oct-2015
Abstract: Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de um modelo matemático que caracteriza o comportamento dinâmico de uma transmissão continuamente variável – CVT. Inicialmente, são apresentadas as características básicas da CVT modelo Comet 780 utilizada pela Equipe TUFFÃO, da Universidade Federal Fluminense, no Veículo BAJA desenvolvido para a Competição BAJA SAE organizada pela SAE-BRASIL. Em seguida, é descrito o modelo matemático que caracteriza o comportamento da CVT. O modelo apresentado foi desenvolvido em partes, isto é, polia motora, polia movida, correia trapezoidal e veículo. Dando prosseguimento ao trabalho, o modelo foi implementado numericamente fazendo uso do software MatLAB® e, para validar o modelo apresentado, foram realizadas simulações numéricas. Finalmente, os resultados obtidos foram analisados e discutidos, validando o modelo matemático apresentado.
metadata.dc.description.abstractother: Continuously variable transmissions, better known as CVT, are mechanical devices designed to continuously vary the transmission ratio, possessing infinite relationships between two limits, allowing changes smoother gear ratio, eliminating the leaps caused by manual and automatic transmissions. The development of mechanical construction materials and new manufacturing technologies, the CVTs experienced great technological evolution and have been definitively adopted by the automotive industry because they have some interesting features. Among them stand out the possibility that the engine work great system, saving fuel and increasing vehicle performance of the transmission system. With the evolution of CVTs it became necessary to detail to understand its operation.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/844
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