ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO LEAN SIX SIGMA EM UMA EMPRESA DO SETOR DE SERVIÇOS DE ENERGIA
Sousa, Antonio Wallace Pereira de | Posted on:
2018
Abstract
Em um recente cenário de crises econômicas, as organizações têm buscado ferramentas e metodologias que as façam ser mais produtivas e, ao mesmo tempo, tenham custos reduzidos em suas operações. Nesse contexto, encontra-se a filosofia Lean e a metodologia Six Sigma. O Lean nasceu e foi desenvolvida pela Toyota com o intuito principal de identificar e eliminar desperdícios e o Six Sigma foi desenvolvido pela Motorola com o intuito de melhorar a qualidade de seus produtos através da redução da variação. Ao longo dos anos, essas metodologias têm sido adaptadas em outros segmentos além da produção, como por exemplo, no Setor de Serviços, que hoje representa mais de 70% do PIB nacional. Dessa forma, o presente trabalho busca analisar como ocorreu a implantação da filosofia Lean e da metodologia Six Sigma em uma atividade de atendimento de forma não presencial, de uma empresa de serviços de energia, situada no Rio de Janeiro. Inicialmente serão apresentados, com base em pesquisa bibliográfica, os conceitos e ferramentas do Lean, Six Sigma e Serviços. Em seguida por meio de Estudo de Caso será analisada sua implantação em uma empresa de Serviços
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