IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE: UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO NA SITUAÇÃO DE CONTATO PORTUGUÊS-TICUNA
Educação bilíngue
Língua Tikuna
Etnografia
Língua portuguesa
Silva Júnior, Edson Santos da | Posted on:
2011
Abstract
O estudo em questão se dedica a compreender a maneira como são abordadas as crenças, comportamentos e atitudes linguísticas, que se concretizam como formas de representação do estatuto linguístico em contexto educacional bilíngue, envolvendo uma ‘minoria’1 étnica (indígenas das etnias Ticuna, Kokama e Kambeba), e suas relações com o processo de
1 (Cf. Cavalcanti, 2006, p.235): “Os termos ‘minorias’/’minorias’ são usados no sentido ideológico”.
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(des)construção identitária de integrantes dessas comunidades linguísticas, bem como, às concepções acerca da implantação da educação bilíngue que legitima o contato entre a língua ticuna e a língua portuguesa em ambiente escolar formal.
A temática que perpassa a pesquisa insere-se no campo de investigação da Sociolinguística, cuja tônica se baseia nas diversas situações sociais e nos padrões de uso diferentes da língua, os quais se situam no tempo e no espaço com funções bem definidas e condicionadas por fatores diversos, máxima que subsidia o estabelecimento de vínculo dos estudos empreendidos à relevância social de mecanismos dinâmicos de uso funcional de línguas, assim como de representações que circundam tais usos. De igual modo, leva-se em conta a relevante produção que vem sendo empreendida nos campos de estudo sobre bilinguismo/ multilinguismo e línguas em contato, desde o final do terceiro quartel do século XIX, perpassando pelo aprofundamento de discussões e solidificação teórica dessas questões presentes nas postulações de Weinreich (1953)
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Document type
DissertaçãoSubject(s)
Linguística - aspecto socialEducação bilíngue
Língua Tikuna
Etnografia
Língua portuguesa
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