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Title: Pedagogia de projetos na educação infantil: contribuições para a promoção da autonomia discente
Authors: Samuel, Sulamita Vieira Wandelli
metadata.dc.contributor.advisor: Gomes, Jacqueline de Souza
Issue Date: 2016
Abstract: Neste trabalho desenvolvemos uma análise crítica e reflexiva sobre a pedagogia dos projetos na educação infantil e sobre como essa metodologia de trabalho pode contribuir para a promoção da autonomia nas crianças, quando aliada à toda teoria que a envolve. Entre as diversas razões que justificam abordar tal temática, a que consideramos mais relevante diz respeito ao não cumprimento da função da Educação Infantil como um lugar privilegiado de interações entre crianças e adultos e que visa promover a ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas, bem como o desenvolvimento integral das crianças. Nessa perspectiva, o presente trabalho é fruto de reflexões acerca da minha experiência no trabalho como monitora da disciplina “Escola da Infância”, abordando-se o aprendizado que a monitoria proporcionou e a pedagogia de projetos, juntamente com estágios de observação realizados, contando ainda com relatos de memórias da minha própria vivência em uma dessas instituições de Educação Infantil. Para a realização deste trabalho se utilizará como metodologia a pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, tendo como base, livros, artigos e periódicos para desenvolver e referenciar o tema abordado. O trabalho tem como aporte teórico documentos e leis que orientam a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil aliado a autores como: BARBOSA (2008), BEHRENS (2006), SANTOS (2006), dentre outros que abordam essa temática. Donde se conclui que para que a Educação Infantil cumpra, de fato o seu papel, é necessário também que o professor assuma sua função. Aliado a isso, é preciso legitimar uma formação docente que compreenda o processo do desenvolvimento da criança, que compreenda a importância de promover atividades que possam ajudar na interação e no desenvolvimento das crianças. Porque dessas observações surgem novas possibilidades de promover a aprendizagem, a saber, os projetos pedagógicos. E é dentro desses projetos, que pode se propor a integração da participação dos sujeitos na construção do conhecimento através de investigações, hipóteses e descobertas e, ainda, se promover a superação da visão que se tem das crianças pequenas como seres passivos, ora como receptores de cuidado nas creches, ora como receptores de conteúdo dos educadores, ou seja, um “adulto em miniatura” nas pré-escolas.
metadata.dc.description.abstractother: In this work, we develop a critical and reflexive analysis on the pedagogy of projects in early childhood education and on how this work methodology can contribute to the promotion of autonomy in children, when allied with the theory that involves it. Among the various reasons that justify addressing this theme, what we consider most relevant is the non-fulfillment of the function of Early Childhood Education as a privileged place for interactions between children and adults and that seeks to promote the expansion of knowledge and knowledge of different natures such as the integral development of children. In this perspective, the present work is the result of reflections about my experience in the work as a monitor of the discipline "School of Childhood", addressing the learning that the monitoring provided and the pedagogy of projects, along with observation stages performed with reports of memories of my own experience in one of these institutions of Early Childhood Education. For the accomplishment of this work will be used like methodology the qualitative research of bibliographical character, having as base, books, articles and periodicals to develop and to refer the subject approached. The work has as a theoretical contribution documents and laws that guide the organization of the pedagogical work in Child Education allied to authors such as: BARBOSA (2008), BEHRENS (2006), SANTOS (2006), among others that approach this theme. It is concluded that in order for Infant Education to fulfill its role, it is also necessary for the teacher to assume his role. Allied to this, it is necessary to legitimize a teacher education that understands the process of child development, which understands the importance of promoting activities that can help in the interaction and development of children. Because of these observations there are new possibilities for promoting learning, namely pedagogical projects. And it is within these projects that it proposes the integration of the participation of the subjects in the search for the construction of knowledge through investigations, hypotheses and discoveries and seeks to overcome the vision that one has of the small children as passive beings, or as receiver of care in day care centers or as a receiver of content for educators, that is, a miniature pupil in pre-schools.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8540
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