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Title: História e Cultura Afro-Brasileira Sob a Perspectiva de um Planejamento Interdisciplinar
Authors: Rodrigues, Josiani Ventura da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Silvio Cezar
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: De que maneira tem sido feita a abordagem da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo das escolas? É possível elaborar um planejamento interdisciplinar que abarque questões importantes sobre a história e cultura afro-brasileira? Estes são os questionamentos que norteiam o presente estudo que teve por objetivo: analisar como são desenvolvidas e apresentadas a História e Cultura afro-brasileiras nos currículos escolares e se existe a possibilidade de fazer um planejamento interdisciplinar que acolha esta diversidade. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliografia com ênfase na importância do povo africano e afro-brasileiro na história do país e na necessidade de um planejamento interdisciplinar que acolha estas questões e que leve os alunos a uma postura mais humana, anti-racista e anti-discriminatória. Buscou-se fazer com o presente estudo uma análise das possibilidades de trabalho que podem ser desenvolvidos em sala de aula de modo a promover um debate sobre o respeito à desigualdade, possibilitando reflexões, e, procurando demonstrar as problematizações e os desafios que este tipo de trabalho provoca. Buscou-se nesse contexto, realizar uma escrita que leve o leitor a refletir sobre a prática e a teoria das relações étnico-raciais e sobre as possibilidades de ações didáticas valorizadoras das identidades dos alunos negros. Concluiu-se com o estudo que este não é um trabalho fácil, mas que os educadores não podem continuar alheios à sua responsabilidade no trato dessas questões e que estes precisam promover um trabalho educativo sob uma perspectiva mais valorativa da cultura africana e afro-brasileira e interdisciplinar.
metadata.dc.description.abstractother: How has Afro-Brazilian and African history and culture been approached in the school curriculum? Is it possible to develop interdisciplinary planning that covers important questions about Afro-Brazilian history and culture? These are the questions that guide the present study that had as objective: to analyze how Afro-Brazilian History and Culture are developed and presented in the school curricula and if there is the possibility of making an interdisciplinary planning that embraces this diversity. The study was carried out through a bibliographical research with emphasis on the importance of the African and Afro-Brazilian people in the history of the country and the need for interdisciplinary planning that addresses these issues and that lead the students to a more human, anti-racist and anti-discriminatory manner. The aim of this study was to analyze the possibilities of work that can be developed in the classroom in order to promote a debate about respect for inequality, allowing for reflections and, trying to demonstrate the problematizations and challenges that this type of work causes. In this context, we sought to write the reader to reflect on the practice and theory of ethnic-racial relations and on the possibilities for didactic actions that value black students' identities. It was concluded with the study that this is not an easy job, but that educators can not remain unrelated to their responsibility in dealing with these issues and that they need to promote an educational work from a more valued perspective of African and Afro-Brazilian culture and interdisciplinary.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8541
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