Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/860
Title: Avaliação da eficiência de cursos de graduação através da análise envoltória de dados: um estudo de caso na Universidade Federal Fluminense
Authors: Tavares, Rafael Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Meza, Lidia Angulo
metadata.dc.contributor.members: Mello, João Carlos Correia Baptista Soares de
Chaves, Maria Cecilia de Carvalho
Issue Date: 18-Sep-2015
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Este trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência de cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal Fluminense, com base na sua capacidade de agregar conhecimentos aos alunos, durante o período de sua formação acadêmica e para isso, será utilizada a técnica conhecida como Análise Envoltória de Dados. Serão utilizados neste estudo, dados fornecidos pelo INEP a respeito das notas obtidas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) para os concluintes do ciclo 2010, 2011 e 2012 e para os ingressantes do ciclo anterior, de forma a refletir o espaço temporal no qual o aluno permanece na universidade. Também serão utilizados dados referentes ao corpo docente de cada curso de graduação, e dados que reflitam o grau de retenção de cada curso, através do índice conhecido como taxa de sucesso na graduação (TSG). Foi realizada uma revisão na literatura que pôde ratificar a importância da utilização de métodos que auxiliam na aferição da eficiência no ensino superior, uma vez que as Instituições de Ensino Superior são gradativamente pressionadas a fornecer resultados cada vez mais expressivos, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis. Com a proposta de três cenários distintos para a avaliação da eficiência de um total de 38 cursos de graduação, o presente estudo foi capaz de identificar os cursos que apresentaram melhor desempenho e os cursos que necessitam de melhorias para alcançar a fronteira de eficiência. Nesse sentido, foram analisados os alvos propostos para os outputs das unidades ineficientes e o seu respectivo conjunto de referência, respeitando-se os perfis característicos de cada curso de graduação, após a proposta de agrupamento de acordo com a área de conhecimento a qual pertencem.
metadata.dc.description.abstractother: This study aims to evaluate the efficiency of undergraduate courses offered by the Federal Fluminense University regarding its ability to transfer knowledge to their students during his academic education using data envelopment analysis. In this study, it will be used data provided by INEP about the grades in the National Student Performance Exam (ENADE) concerning graduates of the cycle in 2010, 2011 and 2012 and for entering of the previous cycle, to reflect the temporal space, which the student remains in college. Data referring to the faculty of each undergraduate course, and data that reflect the degree of retention of each course, through the index known as the graduation success rate (TSG) will also be used. A review of the literature was performed that could ratify the importance of using methods that assist in measuring the efficiency in higher education, since the higher education institutions are gradually pressed to provide more and more results significant, using the smallest possible amount of resources. Proposing three different scenarios for evaluating the efficiency of 38 undergraduate courses, this study was able to identify courses that performed better and courses that needs improvement to achieve the efficiency frontier. In this sense, the targets proposed for the outputs of inefficient units and their respective set of reference were analyzed, respecting characteristics of each undergraduate course, after the proposal of clustering according to the area of knowledge to which they belong.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/860
Appears in Collections:MSG - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERT Rafael Santos Tavares.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.