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Title: Dimensionamento e otimização do sistema de tração elétrica para protótipo de Fórmula SAE
Authors: Canuto, Paola Brandão Ornelas
metadata.dc.contributor.advisor: França, Bruno Wanderley
metadata.dc.contributor.members: Borba, Bruno Soares Moreira Cesar
Pacheco, César Cunha
Silva, Leonardo Francisco da
Issue Date: 2018
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de dimensionar um novo conjunto de tração elétrica e desenvolver o sistema de controle de tração para o protótipo da equipe Faraday E-Racing, participante da competição Fórmula SAE Brasil na categoria Elétrico. Para isso, foi necessário um estudo das demandas do protótipo para a escolha dos componentes do sistema de tração, a fim de que a equipe seja capaz de ter um veículo elétrico competitivo e de aproveitar seu desempenho ao máximo. Após a escolha de usar um motor elétrico, do próprio motor, do inversor e das células de baterias, foi necessário revisar as novas tecnologias desenvolvidas no setor automotivo para otimizar o uso do sistema de tração nas diversas situações em que o carro se encontra na competição. Aplicou-se, então, o projeto de controle de tração no protótipo. Para haver um melhor desenvolvimento do controle de tração, também foi introduzida a modelagem e a simulação do protótipo no software IPG CarMaker, que será capaz de avaliar a eficácia do projeto antes mesmo da construção do protótipo. O controlador se mostrou uma boa alternativa para a equipe. Juntamente com isso, também realizou-se um novo estudo sobre o dimensionamento do acumulador de bateria.
metadata.dc.description.abstractother: This project had the objective of designing a new electric powertrain system and develop the traction control for the Faraday E-Racing Formula SAE Electric team. In order to make this possible, it was necessary to understand the power demands of the vehicle to choose the components of the traction system, so the team would be able to build a competitive car, and to maximize the vehicle performance. After the concept of one motor at rear axle, motor, inverter and battery was chosen, it was also necessary to review the new developed technologies in the automotive industry to optimize the use of the electric traction system in the various situations the car needs to go through during a competition event. The traction control system was chosen to be applied on the prototype. To minimize problems with the development of the traction control, modelling and simulation of the car on the software IPG CarMaker were introduced, which allowed to evaluate the efficiency of the project before the vehicle was built. The controller would be a good choice for the team. Along with this, a procedure to design the battery accumulator was used.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8600
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