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Title: Responsabilidade social empresarial no Brasil: relações de poder no mercado
Authors: Costa, Eduardo Antonio Resende Homem da
metadata.dc.contributor.advisor: Veloso, Leticia Helena Medeiros
metadata.dc.contributor.members: Souza, Cristina Gomes de
França, Sergio Luiz Braga
Issue Date: 3-Jun-2015
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: O discurso recorrente é de que a responsabilidade social tem sido difundida por exigência do mercado consumidor. A pressão da sociedade civil organizada contribuiu para promover mudanças nas legislações e vem gerando produtos mais seguros e menos prejudiciais à natureza. Este trabalho se baseia na hipótese de que o discurso de responsabilidade social foi assimilado, moldado e distribuído por empresas e institutos empresariais. Isso contribuiria para distorcer a realidade e controlar a evolução dos fatos e do discurso produzido, atendendo aos objetivos empresariais, não da sociedade. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é contribuir para a desconstrução da ideia de atuação positiva empresarial sobre a responsabilidade social empresarial. Foi feita uma opção de recorte geográfico no Brasil e recorte temporal de 1990 a 2010. Os métodos utilizados classificam a pesquisa quanto aos seus objetivos como exploratória; quanto aos procedimentos como pesquisa bibliográfica e documental; e quanto à abordagem do problema, como qualitativa. Para a análise e tratamento dos dados foi utilizada a Análise Crítica do Discurso (ACD).
metadata.dc.description.abstractother: Prevailing discourses tend to present social responsibility as having originated and disseminated by force of the consumer market, and that pressures on the part of organized civil society have contributed to promoting change in legislation, as well as safer products that are also less harmful to nature. The discourse on social responsibility has been assimilated, molded, and legitimated by companies and corporate institutes. This fact, I argue, has contributed to distorting reality and controlling the evolution of both fact and produced discourse, and this has happened in order to serve their own goals, rather than those of the wider society. The objective of this work is to contribute to the deconstruction of the positive role of business idea on corporate social responsibility. In this work, I have opted for a geographical focus on Brazil and a temporal focus between the decades of 1990 and 2010. The methods used to classify research as its goals as exploratory; on procedures as bibliographic and documentary research; and on the approach to the problem, as qualitative. For the analysis and processing of the data we used the Critical Discourse Analysis (CDA).
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/863
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