Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8636
Title: Sobre a paixão de ensinar: desconstruindo a necessidade de laudo médico na sala de aula para problemas de aprendizagem
Authors: Dias, Denilia Pereira
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, Maria Goretti
Issue Date: 2016
Abstract: Esse trabalho de conclusão de curso buscou problematizar a questão da medicalização presenteno cotidiano escolar. O enfrentamento do cotidiano da prática docente foi a mola propulsora da escolha dessa temática para o estudo aprofundado. O objetivo desse estudo é questionar o processo de medicalização da aprendizagem e sua interferência na prática docente, a partir de relatos de experiência pessoal em sala de aula.O comprometimento do educador é explorado,o sentido de ser docente e a paixão de ensinar, e a memória da prática docente é resgatada na descoberta de caminhos que levam à aprendizagem de crianças que apresentam um “estilo cognitivo diferenciado”. São trazidas contribuições para o desenho do papeldocente na gestão da sala de aula, realçando aresponsabilidade de refletir sobre a produção do conhecimento do aluno, promovendo o “movimento”, favorecendo a iniciativa e a curiosidade no perguntar e no responder, e construindo novos saberes com os alunos.
metadata.dc.description.abstractother: This course conclusion work sought to discuss the issue of medicalization present in everyday school life. The confrontation of the teaching practice everyday was the driving force behind the choice ofthis theme for further study. The aim of this study is to question the process of medicalization of learning and its interference in the teaching practice, from personal experience in the classroom reports. The commitment of the educator is explored, the sense of being a teacher and a passion for teaching, and the memory of the teaching practice is rescued in the discovery of paths that lead to learning of children who have a "different cognitive style." contributions to the design of the teaching role in classroom management are brought, highlighting the responsibility of reflecting on the production of knowledge of the student, promoting the "movement", encouraging initiative and curiosity in asking and answering, and building new knowledge with the students.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8636
Appears in Collections:PCP - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Denilia Pereira Dias.pdf999.36 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons