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Title: O Corpo e a imagem corporal em adolescentes: um estudo numa escola pública no bairro de Jurujuba / Niterói / RJ
Authors: Costa, Sandra de Matos Botelho da
metadata.dc.contributor.advisor: Machado, Mônica Tereza Christa
metadata.dc.contributor.members: Machado, Mônica Tereza Mascarenhas
Almeida, Marcus Vinícius Machado de
Koifman, Lilian
Alves, Márcia Guimarães de Melho
Issue Date: 2013
Citation: COSTA, Sandra de Matos Botelho da. O corpo e a imagem corporal em adolescentes: um estudo numa escola pública no bairro de Jurujuba / Niterói / RJ. 2013. 120 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.
Abstract: Ao corpo agregam-se sentidos e valores que exprimem identificações e diferenciações e influenciam a construção da identidade do adolescente e a percepção que ele tem de si próprio e do seu entendimento sobre saúde. Com esse enfoque, o presente trabalho, desenvolvido com jovens do oitavo ano de uma escola pública no bairro de Jurujuba em Niterói, ressalta os ambientes comuns aos adolescentes, principalmente a família e a escola. Analisa a influência desses ambientes, bem como a da mídia em relação ao conhecimento e valorização do corpo e à elaboração da imagem corporal. O estudo sustenta-se nos conceitos de Marcel Mauss (Técnicas Corporais) e de Pierre Bourdieu (Campo e Habitus) como referenciais teóricos relativos à socialização do corpo. No tocante à imagem corporal, pauta-se nos conceitos de Schilder e Tavares. A pesquisa de caráter qualitativo utilizou os seguintes procedimentos metodológicos: oficina de desenho da figura humana, aplicação de questionários e de entrevistas semiestruturadas, grupo focal e observação participante. Este estudo reafirma a proposta do Ministério da Saúde de implementar um programa de saúde voltado para o segmento jovem da população que prime pela qualidade da atenção
metadata.dc.description.abstractother: The body aggregates meanings and values which express identities and differentiations and influence the formation of the adolescent´s identity, his/her perception of himself/herself and his/her understanding of health. With this in mind, the present research, conducted with eighth-grade students of a public school in the district of Jurujuba in the city of Niteroi, underscores environments common to adolescents, especially family and school. It analyzes the influence these environments and the media have on the knowledge and appreciation of the body and on the formation of one´s body image. Concepts by Marcel Mauss (Body Techniques) and Pierre Bourdieu (Field and Habitus) were employed as theoretical references about the socialization of the body. With regard to body image, concepts by Schilder and Tavares were utilized. This qualitative research study used the following methodology: workshop drawing the human figure, questionnaires and semi-structured interviews, focus groups and participant observation. This study reaffirms the proposal by the Ministry of Health to implement a health program aimed at the youth segment of the population with a focus on quality care
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8644
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