Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8648
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKoifman, Lilian-
dc.contributor.authorNeves, Vivian de Carvalho Reis-
dc.date.accessioned2019-02-19T15:52:33Z-
dc.date.available2019-02-19T15:52:33Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationNEVES, Vivian de Carvalho Reis. Graduação em Fonoaudiologia na UFF: a inserção na rede de saúde do município de Nova Friburgo. 2018. 75 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8648-
dc.description.abstractA presente dissertação é composta por uma introdução, dois artigos e uma conclusão. Teve como objetivo analisar como as atividades desenvolvidas na rede de saúde do município de Nova Friburgo potencializam a formação dos futuros fonoaudiólogos, nela inseridos, de acordo com o preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Fonoaudiologia. O primeiro artigo “Características e desafios docentes na formação dos fonoaudiólogos” inicia com uma breve apresentação do currículo do curso de graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Teve como objetivo explicitar como os docentes se comunicam, constroem pactuações e assumem responsabilidades com os diferentes espaços de inserção de seus alunos na rede e com o processo de ensino. Sua estruturação e análise se pautou em quatro itinerários de trabalho: o campo, o currículo e as DCNs, os desafios da formação e a rede de saúde. O segundo artigo, “O processo de formação via inserção em cenários de prática profissional: perfil de egressos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense” contempla uma discussão sobre o modelo de formação tradicional e sobre a proposta de um novo modelo de formação, a partir da temática da inserção dos alunos nos cenários diversificados de aprendizagem. Seu objetivo foi identificar o perfil dos egressos do curso de graduação em Fonoaudiologia da UFF, a caracterização do curso, bem como as vivências propiciadas pelos estágios obrigatórios e pelas disciplinas de Trabalho de Campo Supervisionado em Fonoaudiologia. Ele apresenta como se encontram os egressos do curso, áreas de atuação e formação profissionalpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Cruz (saudecoletivauff@gmail.com) on 2019-02-14T12:44:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - 117.pdf: 571506 bytes, checksum: fc80f9f3277f730d549dcdc1ac529e20 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Lúcia Torres (bfmhuap@gmail.com) on 2019-02-19T15:52:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - 117.pdf: 571506 bytes, checksum: fc80f9f3277f730d549dcdc1ac529e20 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-19T15:52:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - 117.pdf: 571506 bytes, checksum: fc80f9f3277f730d549dcdc1ac529e20 (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleGraduação em Fonoaudiologia na UFF: a inserção na rede de saúde do município de Nova Friburgopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFonoaudiologiapt_BR
dc.subject.keywordRecursos humanos em saúdept_BR
dc.subject.keywordEnsino, cenários de aprendizagempt_BR
dc.contributor.membersKoifman, Lilian-
dc.contributor.membersBorges, Fabiano Tonaco-
dc.contributor.membersCampany, Luciana Narciso da Silva-
dc.degree.levelmestrado acadêmicopt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal Fluminense. Instituto de Saúde de Nova Friburgopt_BR
dc.subject.descriptorFonoaudiologiapt_BR
dc.subject.descriptorEnsinopt_BR
dc.subject.descriptorAprendizagempt_BR
dc.subject.descriptorRecursos humanos em saúdept_BR
dc.subject.keywordotherSpeechpt_BR
dc.subject.keywordotherLanguage and hearing sciencespt_BR
dc.subject.keywordotherHealth manpowerpt_BR
dc.subject.keywordotherTeaching, learning scenariospt_BR
dc.description.abstractotherThe present dissertation is composed of an introduction, two articles and a conclusion. It had as objective to analyze how the activities developed in the health network of Nova Friburgo city potentiate the training of future speech-language and hearing therapists, inserted in it, according to the recommended by the National Curriculum Guidelines for graduation in Speech, Language and Hearing Sciences. The first article "Characteristics and challenges of professors in the training of speech-language and hearing therapists" begins with a brief presentation of the graduation curriculum in Speech, Language and Hearing Sciences of Federal Fluminense University (UFF). It aimed to explain how professors communicate, build agreements and take responsibilities with the different insertion spaces of students in the network and with the teaching process. Its structure and analysis based on four work itineraries: the field, the curriculum and the National Curriculum Guidelines, training challenges and the health network. The second article, "The process of training through insertion in scenarios of professional practice: profile of graduates in Speech, Language and Hearing Sciences of Federal Fluminense University" contemplates a discussion about the traditional training model and the proposal of a new training model, based on insertion of students in diversified learning scenarios. Its objective was to identify the profile of graduates in Speech-Language and Hearing Sciences at UFF, characterization of the graduation class, as well as the experiences provided by the compulsory internships and the Supervised Fieldwork disciplines. It presents how are the graduates, areas of expertise and professional trainingpt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Saúde Coletivapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.degree.date2018-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.22409/PPGSC.2018.m.13209941726pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8180328848026671pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2524511773652697pt_BR
dc.contributor.membersLatteshttp://lattes.cnpq.br/2524511773652697pt_BR
dc.contributor.membersLatteshttp://lattes.cnpq.br/1884531423841440pt_BR
dc.contributor.membersLatteshttp://lattes.cnpq.br/5868695793703675pt_BR
dc.description.physical75f.pt_BR
Appears in Collections:PPGSC - Dissertações - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - 117.pdf558.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.