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Title: Dimensionamento de câmara fria para lojas de conveniência de postos de combustíveis
Authors: Costa, Wallace Luiz Torres
metadata.dc.contributor.advisor: Kanizawa, Fabio Toshio
metadata.dc.contributor.members: Pacheco, César Cunha
Santana, Rian Mauricio
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: COSTA, Wallace Luiz Torres. Dimensionamento de câmara fria para lojas de conveniência de Postos de Combustíveis. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica)-Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Abstract: O presente projeto de conclusão de curso tem como objetivo principal a determinação de carga térmica e seleção de componentes para câmara fria, com foco para aplicação em lojas de conveniência de postos de combustíveis. Inicia-se o estudo com avaliação de materiais a serem utilizados para a construção do sistema, visando atender aos requisitos de apresentar elevada resistência térmica, resistência mecânica satisfatória, boa estética, facilidade de instalação e disponibilidade comercial. A partir desta análise, concluir-se que painéis comerciais de aço carbono recoberto com galvalume (liga de alumínio, zinco e silício) apresenta vantagem em relação às outras soluções, sendo que esta alternativa é disponível comercialmente em painéis pré-fabricados preenchidos com poliuretano expandido rígido, que corresponde do isolante térmico. O poliuretano expandido rígido apresenta condutividade térmica de aproximadamente 0,025 W/m⋅K, provendo assim elevada resistência térmica ao sistema. A partir da definição das dimensões, das condições de contorno e dos materiais a serem utilizados, estimou-se a carga térmica do sistema, que contempla fenestração de ar, circulação de pessoas, refrigeração de produtos, transmissão a partir do meio externo, e de componentes elétricos. Com base nesta análise, obtém-se carga térmica de 3,39 kW para câmara fria com 2,52×2,52 m² instalada na cidade do Rio de Janeiro, da qual as maiores parcelas correspondes a 38 e 22% sendo relacionadas, respectivamente, ao resfriamento do produto e ocupação. A partir do conhecimento dos requisitos do sistema define-se componentes para o sistema de refrigeração, contemplando unidades condensadora e evaporada comerciais operando com R134a ou R404A. Uma análise econômica preliminar foi realizada e conclui-se que os materiais para construção do sistema proposto somam aproximadamente R$18 mil (2018), com gasto mensal de energia elétrica de aproximadamente R$970.
metadata.dc.description.abstractother: This project aims to determine the thermal load and to select cold chamber components, with focus on the application of fuel station convenience stores. The study begins with evaluation of materials to be used for the construction of the system, aiming to meet the requirements of presenting high thermal resistance, satisfactory mechanical resistance, good esthetics, ease of installation and commercial availability. From this analysis, it can be concluded that galvalume-coated carbon steel panels (aluminum alloy, zinc and silicon) have an advantage over other solutions, and this alternative is commercially available in prefabricated panels filled with expanded polyurethane the thermal insulation. The rigid expanded polyurethane exhibits thermal conductivity of approximately 0.025 W / m⋅ K, thus providing high thermal resistance to the system. Based on the definition of the dimensions, boundary conditions and materials to be used, the thermal load of the system was estimated, including air fenestration, people circulation, product cooling, transmission from the external environment, and Electrical components. Based on this analysis, a thermal load of 3.39 kW is obtained for a cold room with 2.52 × 2.52 m² installed in the city of Rio de Janeiro, of which the largest parcels correspond to 38 and 22% being related respectively, to product cooling and occupancy. From the knowledge of the system requirements, components for the refrigeration system are defined, including commercial condensing and evaporating units operating with R134a or R404A. A preliminary economic analysis was carried out and it was concluded that the materials for construction of the proposed system amount to approximately R$ 18,000 (2018) with monthly electric energy expenditure of approximately R$ 970.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8652
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