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dc.contributor.advisorKanizawa, Fabio Toshio-
dc.contributor.authorCosta, Wallace Luiz Torres-
dc.date.accessioned2019-02-19T17:20:45Z-
dc.date.available2019-02-19T17:20:45Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCOSTA, Wallace Luiz Torres. Dimensionamento de câmara fria para lojas de conveniência de Postos de Combustíveis. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica)-Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8652-
dc.description.abstractO presente projeto de conclusão de curso tem como objetivo principal a determinação de carga térmica e seleção de componentes para câmara fria, com foco para aplicação em lojas de conveniência de postos de combustíveis. Inicia-se o estudo com avaliação de materiais a serem utilizados para a construção do sistema, visando atender aos requisitos de apresentar elevada resistência térmica, resistência mecânica satisfatória, boa estética, facilidade de instalação e disponibilidade comercial. A partir desta análise, concluir-se que painéis comerciais de aço carbono recoberto com galvalume (liga de alumínio, zinco e silício) apresenta vantagem em relação às outras soluções, sendo que esta alternativa é disponível comercialmente em painéis pré-fabricados preenchidos com poliuretano expandido rígido, que corresponde do isolante térmico. O poliuretano expandido rígido apresenta condutividade térmica de aproximadamente 0,025 W/m⋅K, provendo assim elevada resistência térmica ao sistema. A partir da definição das dimensões, das condições de contorno e dos materiais a serem utilizados, estimou-se a carga térmica do sistema, que contempla fenestração de ar, circulação de pessoas, refrigeração de produtos, transmissão a partir do meio externo, e de componentes elétricos. Com base nesta análise, obtém-se carga térmica de 3,39 kW para câmara fria com 2,52×2,52 m² instalada na cidade do Rio de Janeiro, da qual as maiores parcelas correspondes a 38 e 22% sendo relacionadas, respectivamente, ao resfriamento do produto e ocupação. A partir do conhecimento dos requisitos do sistema define-se componentes para o sistema de refrigeração, contemplando unidades condensadora e evaporada comerciais operando com R134a ou R404A. Uma análise econômica preliminar foi realizada e conclui-se que os materiais para construção do sistema proposto somam aproximadamente R$18 mil (2018), com gasto mensal de energia elétrica de aproximadamente R$970.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Liane Antunes (tem@vm.uff.br) on 2019-02-19T14:06:38Z No. of bitstreams: 1 TCC Wallace Costa_Sem assinatura.pdf: 1837551 bytes, checksum: 20d9f55b7dfc2a5427c06292534f401d (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-19T17:20:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Wallace Costa_Sem assinatura.pdf: 1837551 bytes, checksum: 20d9f55b7dfc2a5427c06292534f401d (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleDimensionamento de câmara fria para lojas de conveniência de postos de combustíveispt_BR
dc.typemonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordCâmara Friapt_BR
dc.subject.keywordCarga térmicapt_BR
dc.subject.keywordRefrigeraçãopt_BR
dc.subject.keywordConveniênciapt_BR
dc.subject.keywordPostospt_BR
dc.contributor.membersPacheco, César Cunha-
dc.contributor.membersSantana, Rian Mauricio-
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.subject.descriptorDimensionamento térmico e mecânicopt_BR
dc.subject.descriptorRefrigeraçãopt_BR
dc.subject.keywordotherColdstorept_BR
dc.subject.keywordotherThermal loadpt_BR
dc.subject.keywordotherConveniencept_BR
dc.subject.keywordotherFuel stationpt_BR
dc.description.abstractotherThis project aims to determine the thermal load and to select cold chamber components, with focus on the application of fuel station convenience stores. The study begins with evaluation of materials to be used for the construction of the system, aiming to meet the requirements of presenting high thermal resistance, satisfactory mechanical resistance, good esthetics, ease of installation and commercial availability. From this analysis, it can be concluded that galvalume-coated carbon steel panels (aluminum alloy, zinc and silicon) have an advantage over other solutions, and this alternative is commercially available in prefabricated panels filled with expanded polyurethane the thermal insulation. The rigid expanded polyurethane exhibits thermal conductivity of approximately 0.025 W / m⋅ K, thus providing high thermal resistance to the system. Based on the definition of the dimensions, boundary conditions and materials to be used, the thermal load of the system was estimated, including air fenestration, people circulation, product cooling, transmission from the external environment, and Electrical components. Based on this analysis, a thermal load of 3.39 kW is obtained for a cold room with 2.52 × 2.52 m² installed in the city of Rio de Janeiro, of which the largest parcels correspond to 38 and 22% being related respectively, to product cooling and occupancy. From the knowledge of the system requirements, components for the refrigeration system are defined, including commercial condensing and evaporating units operating with R134a or R404A. A preliminary economic analysis was carried out and it was concluded that the materials for construction of the proposed system amount to approximately R$ 18,000 (2018) with monthly electric energy expenditure of approximately R$ 970.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentDepartamento de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.date2018-12-14-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.degree.cursoCurso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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