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dc.contributor.advisorMartins, José Luiz Ferreira-
dc.contributor.authorAlmeida, André de Queiroz Henriques-
dc.contributor.authorDias, Francisco Saraiva-
dc.date.accessioned2019-02-19T17:26:42Z-
dc.date.available2019-02-19T17:26:42Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8653-
dc.description.abstractO presente trabalho se destina a analisar a prática de esmerilhamento na prevenção e controle de propagações de trincas de fadiga. A manutenção é um fator preponderante na escolha e implementação de um sistema de transporte em detrimento de outro. Sendo o trilho o ativo mais caro da estrutura do transporte ferroviário, se faz necessário a aplicação de técnicas de manutenção sobre os trilhos, de modo a prologar a vida dos mesmos e tornar o transporte ferroviário mais atrativo e competitivo. A prática do esmerilhamento é comumente utilizada na indústria ferroviária, com o objetivo de realizar a manutenção dos trilhos removendo as não conformidades. O surgimento de descontinuidades, imperfeições, defeitos e trincas de fadiga de contato são inerentes aos esforços em que os trilhos são submetidos durante o serviço na via férrea. A partir do processo de modernização da indústria ferroviária, são abordados os principais elementos estruturais da via férrea, de acordo com as especificações atuais. São descritos os tipos de trilhos comercializados, as respectivas durezas, os esforços mecânicos. Atentando-se para a relação de formação e propagação das trincas de fadiga de contato e o desgaste presente na interface do boleto. Estuda-se como o emprego do esmerilhamento, como prática de manutenção preventiva e corretiva, atua pra ajustar a taxa de desgaste à taxa propagação de trincas de fadiga de contato na face do boleto, inibindo-as e prorrogando a vida útil do trilho. São analisados dados de duas empresas nacionais e duas internacionais, evidenciando a importância do processo de esmerilhamento em vias férreas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Liane Antunes (tem@vm.uff.br) on 2019-02-19T13:12:32Z No. of bitstreams: 1 tcc-Andre Almeida-Francisco Dias-SEM assinaturas.pdf: 3097319 bytes, checksum: 83509d535b3dbe3df813fdb004b39ebb (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Biblioteca da Escola de Engenharia (bee@ndc.uff.br), reason: O trabalho foi rejeitado porque o título foi digitado em caixa alta. Preencher o campo conforme a seguir: Somente a primeira palavra começa com letra maiúscula, exceto quando for nome próprio ou sigla. Ex.: Desenvolvimento de uma opção de saneamento rural para pequenos agricultores de Minas Gerais (Itabira) Att., Gabriela Pimenta on 2019-02-19T13:51:37Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Liane Antunes (tem@vm.uff.br) on 2019-02-19T14:23:14Z No. of bitstreams: 1 tcc-Andre Almeida-Francisco Dias-SEM assinaturas.pdf: 3097319 bytes, checksum: 83509d535b3dbe3df813fdb004b39ebb (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-19T17:26:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc-Andre Almeida-Francisco Dias-SEM assinaturas.pdf: 3097319 bytes, checksum: 83509d535b3dbe3df813fdb004b39ebb (MD5) Previous issue date: 2018en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleA importância do esmerilhamento na manutenção de vias férreaspt_BR
dc.typemonografia de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordEsmerilhamentopt_BR
dc.subject.keywordDesgastept_BR
dc.subject.keywordTrilhospt_BR
dc.subject.keywordVida útilpt_BR
dc.subject.keywordNão conformidadespt_BR
dc.contributor.membersFonseca, Maria da Penha Cindra-
dc.contributor.membersGama, Antônio Lopes-
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.subject.descriptorManutençãopt_BR
dc.subject.descriptorFerroviapt_BR
dc.subject.keywordotherGrindingpt_BR
dc.subject.keywordotherWearpt_BR
dc.subject.keywordotherRailpt_BR
dc.subject.keywordotherLife cyclept_BR
dc.subject.keywordotherNonconformitiespt_BR
dc.description.abstractotherThe present work is aimed at analyzing the grinding practice in the prevention and control of contact fatigue crack propagation Maintenance is a preponderant factor to choose and implement one transport system over another. Since the rail is the most expensive asset of the railway structure, it is necessary to apply maintenance techniques on the rails, in order to make their useful life cheaper and competitive, attractive and more competitive. The practice of grinding is common in the railway industry, with the aim of maintaining the rails by removing them as non-conformities. The appearance of imperfections, defects and cracks of contact fatigue are inherent of the efforts that the rails are subjected to during service on the railroad. From the process of modernization of the railway industry, the main structural elements of the railroad are approached according to current specifications. The types of rails marketed, their hardnesses, the mechanical stresses are described. Taking into account the formation and propagation relationship of the contact fatigue cracks and the wear present at the ticket interface. It is studied how the use of grinding, as a practice of preventive and corrective maintenance, acts to adjust the rate of wear at the rate of crack propagation of contact fatigue in the face of the ticket, inhibiting it and extending the service life of the track. Data from two national and two international companies are analyzed, highlighting the importance of the grinding process in railways.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentDepartamento de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.date2019-01-09-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.degree.cursoCurso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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