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Title: Saúde e segurança do trabalho em plataformas do setor offshore: o caso do acidente do FPSO cidade de São Mateus
Authors: Adams, Ricardo Nunes
metadata.dc.contributor.advisor: Figueiredo, Marcelo Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisorco: Alvarez, Denise
metadata.dc.contributor.members: Ferreira, Geraldo de Souza
Issue Date: 9-Nov-2015
Abstract: A indústria do petróleo é poderosa, movimenta trilhões de dólares por ano e seu desenvolvimento foi determinante na geopolítica mundial. Se uma guerra ocorre em algum lugar do globo, a probabilidade de estar ligada direta ou indiretamente à exploração de hidrocarbonetos não é pequena. Esta monografia busca discutir se os inúmeros trabalhadores que constroem essa força e riqueza têm sua indispensabilidade reconhecida e seus limites físicos/mentais respeitados, se os inegáveis avanços tecnológicos ocorrem paralelamente a uma precarização das condições de trabalho. Por meio de entrevistas com profissionais ligados ao setor offshore brasileiro e de uma análise do acidente no navio FPSO Cidade de São Mateus, ocorrido em fevereiro de 2015, no Espírito Santo, será defendida a eficácia da gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) de uma empresa enquanto construção coletiva que aproveite os saberes dos diferentes níveis hierárquicos, mas também os invista na assunção da responsabilidade de cada um na política de prevenção e controle de acidentes. A proteção de pessoas, do patrimônio e do ambiente deve ser pensada de forma participativa (que envolva inclusive a sociedade), difundindo uma mentalidade na qual, quando ocorre um sinistro, este possa ser entendido como uma falha da organização, e não apenas de alguns poucos atores prontamente culpabilizados. Os resultados apontam para uma perigosa defasagem entre a gestão da tecnologia e a gestão do risco. As reclamações dos trabalhadores petroleiros, principalmente terceirizados, quanto às condições de trabalho não sofreram grandes modificações ao longo de, pelo menos, três décadas. Uma efetiva Cultura de Segurança passa por responsabilidades coletivas e pela valorização da comunicação desbloqueada entre os diferentes níveis hierárquicos de uma empresa.
metadata.dc.description.abstractother: The petroleum industry is a powerful trillion-dollar business whose development has had an enormous impact on the geopolitics of today’s world. When a war breaks out in some part of the globe, the possibility that the event is directly or indirectly linked to the exploration of hydrocarbons is not small. This monograph addresses questions related to the vast quantity of people that make up the workforce involved with this natural resource: if their importance is recognized; if their physical/mental limits are respected; if the inevitable technological advances are accompanied by an erosion of working conditions. Through interviews with professionals involved in the Brazilian offshore sector and an analysis of the accident on the vessel FPSO Cidade de São Mateus, which occurred in February of 2015, in Espírito Santo, the efficiency of the management of Safety, Environment and Health (SEH) of a company during collective construction that took advantage of the knowledge of different hierarchical levels will be defended, while also acknowledging each one’s responsibility in the policies for prevention and control of accidents. Protection of people, assets and the environment should be thought of as a cooperative effort (that even involves society in general), creating a mindset which leads to the consideration of any accident as a failure of the organization, and not simply of a few individuals who are immediately blamed. The results indicate a dangerous gap between technology management and risk management. The complaints of oil workers, mainly outsourced workers, about working conditions haven’t suffered big changes over at least three decades. An effective Culture of Safety involves collective responsibilities and also values an unlocked communication between different hierarchical levels of a company.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/870
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