MAPEAMENTO DO USO E COBERTURA DO SOLO: ESTUDO DA HEMEROBIA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JACARÉ, PIRATININGA, NITERÓI – RJ
Geotecnologias
Mapeamento do Uso e Cobertura do Solo
Hemerobia
Mapeamento do solo
Hemerobia
Bacia hidrográfica
Rio Jacaré (RJ)
Hydrographic basin
Geotechnologies
Land use mapping and coverage
Hemeroby (study of the landscape modified by man)
Barros, Raphael da Costa Chermont de | Publicado en:
2017
Resumen
Destacar o valor da bacia hidrográfica como unidade de análise e gestão ambiental é reconhecer uma área sistemática de recursos hídricos, com seus rios e afluentes, que abastecem recursos naturais (solo, fauna, flora), além do homem, que garantem conservação dos ecossistemas e oferecem uma paisagem ‘berço’ para diversas atividades sociais, econômicas e culturais. Tais atividades são inúmeras, como a expansão urbana, a demanda habitacional, comércio, entre outros. Uma das formas de trabalhar com a bacia hidrográfica como sendo uma unidade de análise e gestão ambiental, e compreender as inter-relações entre os elementos naturais e artificiais existentes na paisagem de uma bacia é através de técnicas de geoprocessamento, que permitem, por exemplo, criar mapas de uso e cobertura do solo. Assim, este mapeamento permite uma representação, interpretação e análise espacial de elementos e características de uma paisagem. O presente trabalho possui como objetivo apresentar os resultados do mapeamento da Bacia Hidrográfica do Jacaré - Niterói – RJ, com a classificação de hemerobia da paisagem, a partir da análise do uso e ocupação do solo. A área de estudo está localizada na Região Oceânica da cidade de Niterói, possuindo cerca de 600 ha. A metodologia do estudo baseia-se na elaboração do mapeamento de uso e cobertura do solo da Bacia Hidrográfica do Jacaré por meio da fotointerpretação da imagem de áreas coloridas ortorretificadas da cidade de Niterói (setembro de 2014), fornecidas pela Prefeitura Municipal e elaboradas pela TOPOCART (Topografia Engenharia e Aerolevantamentos), com digitalização manual através do software ArcGis 10.3. Por meio do mapeamento de uso e ocupação do solo, definiu-se os graus de hemerobia da Bacia Hidrográfica do Jacaré. Os resultados mostram uma bacia hidrográfica ainda preservada, com mais de 70% da paisagem com influência antrópica baixa (hemerobia mínima), correspondendo a uma área de 422 ha. São paisagens com alta capacidade de auto regulação, vegetação nativa, superfícies permeáveis e conexão com a dinâmica dos valores naturais. A cobertura natural corresponde a 73,8 % de toda extensão da bacia, prevalecendo a classe de Floresta Alta (possuindo uma área de 317 ha e 53% da bacia hidrográfica)
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
Trabalho de conclusão de cursoEditora/Editor
Universidade Federal Fluminense
Fuente
BARROS, Raphael da Costa Chermont de. Mapeamento do uso e cobertura do solo: estudo da hemerobia da bacia hidrográfica do rio Jacaré, Piratininga, Niterói – RJ. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência Ambiental) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, 2017.Sujeta/Sujeto(s)
Bacia HidrográficaGeotecnologias
Mapeamento do Uso e Cobertura do Solo
Hemerobia
Mapeamento do solo
Hemerobia
Bacia hidrográfica
Rio Jacaré (RJ)
Hydrographic basin
Geotechnologies
Land use mapping and coverage
Hemeroby (study of the landscape modified by man)
Término de licencia
CC-BY-SAEl ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: