VARIÁVEIS DETERMINANTES PARA FORMAÇÃO DO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO NAS AVALIAÇÕES DO ENADE
Conceito preliminar de cursos
Qualidade do ensino superior
Administração
Preliminar course concept
Higher education quality
Souza, Guilherme | Posted on:
2018
Abstract
O desenvolvimento de modelos de mensuração da qualidade de cursos superiores e instituições ainda e assunto bastante discutido na literatura internacional dada a diversidade de dimensões e interesses de avaliação. Organismos multilaterais têm estimulado a avaliação como instrumento de aprimoramento e controle social. No que se refere as políticas públicas do Brasil, houve um considerável aumento de gastos em ensino, sobretudo na última década. Nacionalmente, uma das métricas de mensuração da qualidade do ensino superior e das instituições e o Enade, com provas realizadas em ciclos trienais de avaliação. Este trabalho tem como principal objetivo investigar os dados de avaliação de 2015 disponibilizados pelo INEP e verificar a composição do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) como indicador de qualidade. Com este intuito foram utilizadas três técnicas estatísticas: Análise exploratória de dados, análise do componente principal e análise do fator. Para diferentes configurações de amostragem, os resultados indicam que a organização didático-pedagógica, Infraestrutura e Instalações e oportunidades de ampliação da formação são as variáveis que mais exercem influência na composição do CPC
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Souza, Guilherme. Variáveis determinantes para formação do conceito preliminar de curso nas avaliações do Enade / Guilherme Souza; Ariel Levy, orientador. Niterói, 2018. 59 f.Subject(s)
EnadeConceito preliminar de cursos
Qualidade do ensino superior
Administração
Preliminar course concept
Higher education quality