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Title: O estranho e o grotesco na composição de mulheres transgressoras na ficção curta de Flannery O'Connor, Carson McCullers e Adelice Souza
Authors: Vasconcelos, Suelen Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor: Cruz, Sonia Regina Aguiar Torres da
metadata.dc.contributor.members: Diniz, Júlio César Valladão
Portilho, Carla de Figueiredo
Issue Date: 2014
Abstract: Esta pesquisa apresenta um mapeamento considerando o estudo de contos de autoras do sul dos Estados Unidos identificadas tradicionalmente com o grotesco e da brasileira Adelice Souza, contista e dramaturga baiana. Além de essas autoras apresentarem formas de narrar muito marcantes, suas obras ficcionais vão de encontro a estereótipos homogeneizadores acerca da mulher de suas respectivas regiões. Um grande número de narrativas curtas produzidas por autoras como Flannery O’Connor e Carson McCullers apresenta mulheres tomboys, desconstruindo a imagem da belle of the South e desestabilizando o código cavalheiresco do Sul dos EUA. Na ficção de Adelice Souza, por sua vez, constatamos que a autora foge ao modelo da mulher baiana ou nordestina “típica” perpetuado por autores regionalistas (destacando a mulher sensual de pele morena). São autoras cujas personagens têm trajetórias no mínimo esquisitas. Neste paradigma de aproximações, ainda é possível estabelecer uma relação entre o nordeste do Brasil e o Sul dos Estados Unidos como paisagens imaginárias que serviram para reforçar a dicotomia Norte-Sul, em ambos os países.
metadata.dc.description.abstractother: This research presents a mapping of short stories by female authors from the south of the United States traditionally identified with the grotesque, and the Brazilian short story writer and playwright Adelice Souza from Bahia. Besides presenting outstanding narratives modes, these authors’ fiction goes against homogenizing female stereotypes from their corresponding regions. A significant number of short stories produced by authors such as Flannery O’Connor and Carson McCullers present tomboy women who deconstruct the image of the Belle of the South and destabilize the chivalry code from the south of the United States. Adelice Souza’s fiction breaks away from the model of the typical baiana woman, who is characterized as a sensual dark skinned woman, a common Brazilian stereotype mainly represented by regionalist writers. This group of authors comprises characters whose trajectories are strange. Following this paradigm, it is possible to establish a connection between the Brazilian northeast and the south of the United States as imaginary landscapes which allowed the reinforcement of the north-south dichotomy in both countries.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8758
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