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Title: Imagem, memória e alegoria na ficção de Chico Buarque
Authors: Perez, Tânia Maria de Mattos
metadata.dc.contributor.advisor: Dias, Ângela Maria
metadata.dc.contributor.members: Santos, Claudete Daflon dos
Martins, Analice de Oliveira
Lima, André Luiz Dias
Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do
Issue Date: 2014
Abstract: A presente pesquisa visa analisar a obra ficcional de Chico Buarque composta pelos romances: Estorvo (1991), Benjamim (1995), Budapeste (2003) e Leite Derramado (2009), com o propósito de interpretar, alegoricamente, as histórias de ruínas dos sujeitos buarquianos, segundo a concepção moderna da alegoria barroca de Walter Benjamin. Pretende-se sublinhar, na tessitura dos romances de Chico Buarque, os elementos constitutivos da alegoria barroca e moderna de Walter Benjamin, especialmente, dois conceitos fundamentais que se entrelaçam: a alegoria e a melancolia. A melancolia faz parte da alegoria, e esta é a sua manifestação primordial, em que o efêmero e o eterno se aproximam. A melancolia resulta da consciência da perda e da transitoriedade das coisas. A ambiguidade, o luto e a morte são outros elementos constitutivos da escrita alegórica e estão presentes nas histórias dos sujeitos fragmentados, em crise de identidade, melancólicos e inadaptados ao mundo globalizado, midiático, capitalista e violento da contemporaneidade. Observa-se, ainda, a escrita contemporânea, imagética e cinematográfica do escritor, sobretudo a questão do olhar e da memória nas narrativas.
metadata.dc.description.abstractother: This research aims at analyzing Chico Buarque’s fictional works, namely Estorvo (1991), Benjamim (1995), Budapeste (2003) and Leite Derramado (2009), in order to construe, in an allegorical manner, the stories of the ruinous Buarquian subjects, according to Walter Benjamin’s modern concept of baroque allegory. The present work intends to underscore, in Chico Buarque’s novels, the elements of Walter Benjamin’s baroque and modern allegory, especially two fundamental concepts that are interwoven: allegory and melancholy. Melancholy is part of allegory and constitutes its primordial manifestation, through which the ephemeral and the eternal are brought closer. Melancholy results from the awareness of loss and of the transitory nature of things. Ambiguity, mourning and death are other elements that characterize allegorical writing and are found in the stories of fragmented subjects, those undergoing identity crises, who feel melancholic and out of place in a world that is globalized, media oriented, capitalist and violent. This also work discusses the contemporary, imagetic and cinematographic writing of Buarque, emphasizing the issue of the gaze and of memory in his narratives.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8763
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