MÉTODOS DE ENSINO APLICADOS NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)
Educação
Ensino-aprendizagem
Graduação
Produção intelectual
Administração
Active methods
Education
Teaching-learning
Graduation
Barbosa, Caio Gigante Carvalho | Posted on:
2018
Abstract
O presente trabalho teve como objetivo principal elucidar o uso dos métodos ativos de ensino-aprendizagem pelo corpo docente do curso de Administração da Universidade Federal Fluminense, Campus Valonguinho, em Niterói. Para isso, foi feito um estudo onde buscou-se entender, em primeiro lugar, as origens dos modelos de ensino que inspiraram a utilização dos métodos ativos de ensino-aprendizagem, o que são os métodos ativos de ensino-aprendizagem e esclarecer alguns dos que são aplicados com êxito nas principais instituições de ensino do mundo, além dos passos para aplicação destes. Em segundo lugar, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo descritivo para verificar se os professores do curso de Administração da UFF entendem a importância da utilização destes métodos e se, de fato, estão utilizando alguns destes em suas classes. Como principais resultados, pode-se concluir que os métodos ativos de ensino-aprendizagem vêm como auxílio a uma demanda por novos paradigmas na educação superior e que, no curso de Administração da UFF, apesar de os professores entenderem a importância da utilização dos métodos ativos de ensino-aprendizagem, muitos ainda não os colocam em prática de forma integral em seus programas
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Barbosa, Caio Gigante Carvalho. Métodos de ensino aplicados no curso de Administração: um estudo exploratório na Universidade Federal Fluminense (UFF) / Caio Gigante Carvalho Barbosa; Sérgio Montalvão, orientador. Niterói, 2018. 43 f.Subject(s)
Métodos ativosEducação
Ensino-aprendizagem
Graduação
Produção intelectual
Administração
Active methods
Education
Teaching-learning
Graduation