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Title: Oficinas com idosos como tecnologia educacional visando a qualidade de vida: contribuições para a enfermagem gerontológica
Other Titles: Workshop with elderly as educational technology for quality of life: contribuitions for a gerontological nursing
Authors: Sardinha, Margarete Tereza Machado Ulrichsen
metadata.dc.contributor.advisor: Sá, Selma Petra Chaves
metadata.dc.contributor.members: Domingos, Ana Maria
Lindolpho, Miriam da Costa
Issue Date: 2018
Citation: Sardinha, Margarete Tereza Machado Ulrichsen. Oficinas com idosos como tecnologia educacional visando a qualidade de vida : contribuições para a enfermagem gerontológica. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017
Abstract: Introdução: Este estudo tem como foco a qualidade de vida de idosos, sabendo-se que existe uma estreita relação entre a qualidade de vida (QV) e o envelhecimento. O envelhecimento possui uma representação para a sociedade: além da (QV) ser um assunto veiculado na sociedade, está no senso comum. Assim, o envelhecimento, como a qualidade de vida, também vem sendo tema atual de representações sociais (RS). Objetivo geral: Propor uma tecnologia educacional em forma de oficina a partir das representações sociais dos idosos acerca de qualidade de vida e de dados objetivos da escala SF-36. Objetivos específicos: Descrever as representações sociais dos idosos sobre qualidade de vida no processo de envelhecimento; analisar as representações sociais dos idosos sobre qualidade de vida e os resultados da aplicação da escala SF-36 e elaborar uma Tecnologia educativa em forma de oficina a partir dos indicativos da escala SF-36 e das representações sociais do idoso acerca de sua qualidade de vida. Metodologia: Consiste em um estudo misto, portanto possui uma abordagem quanti-qualitativa, apoiada no referencial das representações sociais. Utilizou-se a técnica de discussão de grupo e a entrevista semiestruturada junto aos sujeitos participantes do Centro de Atenção ao Idoso e Cuidador (CASIC), situado no município de Niterói. Os dados quantitativos foram tratados pela estatística descritiva e os qualitativos pela análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Dos resultados emergiram três categorias desvelando as representações sociais dos idosos participantes, a saber: 1ª - Qualidade de vida, aspectos interrelacionais e estilo de vida do próprio idoso; 2ª - Qualidade de vida, aspectos espirituais; 3ª - Qualidade de vida, dimensões sociopolíticas e econômicas. Conclusão: Foi elaborado um material para realização de oficinas com idosos participantes de grupos de educação em saúde que contempla as falas e representações dos idosos no que diz respeito à qualidade de vida com temática emergida das respostas da escala SF-36 de qualidade de vida e das oficinas e representações dos idosos e as atividades propostas emergidas durante as oficinas das representações dos idosos e também levantadas pela aplicação da escala de qualidade de vida. E ainda há percepções importantes a respeito das representações sociais do idoso acerca da qualidade de vida. Desta forma, o idoso constrói sua qualidade de vida com representação central na família
metadata.dc.description.abstractother: Introduction: This abstract focus on the quality of life for the elderly and the relationship between quality of life (QV) and aging. Aging has a representation for society: besides (QV) is a subject conveyed in society, it is also common sense. This way, aging, as long as quality of life, are subjects of social representations (RS). General objective: To propose an educational technology in a workshop format based on the elderly social representations about quality of life and objective data of SF-36 scoring. Specific goals: To describe the elderly social representations about quality of life in the process of aging; analyze the elderly social representations about quality of life and the results of the SF-36 scoring aplication and to devise an educational technology in a workshop format based on the indicative values of the SF-36 scoring and the elderly social representations about your quality of life. Methodology: It consists in a mixed study, having a quanti-qualitative approach, suported on the social representations. The group discussion technique and a semi-structured interview with the Center of Attention of Elderly and Caregiver (CASIC) participants, in Niterói has been used. The quantitative data were treated by descriptive statistic and the qualitative by Bardim content analysis. Results: Three categories emerged from the results, showing the elderly social representations: 1st - Quality of life, inter relacional aspects and elderly lifestyle; 2nd - Quality of life, spiritual aspects; 3rd - Quality of life, political-social and economical dimensions. Conclusion: A workshop material has been developed with elderly participants of health education group contemplating the speech and the elderly representations about quality of life with themes based in the SF-36 scoring answers, the workshops, elderly representations, the proposed activities emergind during the elderly representations workshops and also raised by the application of quality of life scoring. There are also important perceptions about elderly social representations about quality of life. This way, the elderly build your quality of life with central representation in the family
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8802
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