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Title: Agrotóxicos como assunto transversalizador na formação de um cientista ambiental da UFF: contribuição dos módulos de conteúdo de estudo para análise do tema
Authors: Mello, André Luiz Barreto
metadata.dc.contributor.advisor: Firme-Vieira, Alexandre José
metadata.dc.contributor.members: Francisco, Cristiane Nunes
Ashley, Patrícia Almeida
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Mello, André Luiz Barreto. Agrotóxicos como assunto transversalizador na formação de um cientista ambiental da UFF: contribuição dos módulos de conteúdo de estudo para análise do tema. 2017. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Ambiental) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Fluminense, 2017.
Abstract: Com a justificativa de atender à crescente demanda da população mundial por alimento, o setor agrícola incorporou o agrotóxico ao seu modelo de cultivo, porém este acabou por se tornar um grande e complexo problema socioambiental no mundo. Por acreditar que o cientista ambiental possui todas as credenciais necessárias para se dialogar uma temática tão complexa e interdisciplinar como esta, o objetivo do presente trabalho consiste na discussão do assunto dos agrotóxicos à luz da interdisciplinaridade proposta pelo Curso de Bacharelado em Ciência Ambiental da UFF. Primeiramente, a fim de verificar a abordagem do tema em toda a universidade, investigou-se as ementas dos cursos oferecidos na graduação. Posteriormente, fez-se a análise das ementas de todas as unidades curriculares que compõem a matriz curricular do curso de Ciência Ambiental, com a finalidade de se realizar a discussão supracitada. Ao desenvolver do estudo, verificou-se que há pouca visibilidade e/ou menção ao agrotóxico nas ementas das disciplinas dos cursos de graduação em toda a universidade, inclusive na Ciência Ambiental. Contudo, a partir deste estudo, observou-se que o curso apresenta uma vasta variedade de ferramentas a serem aplicadas na discussão, revelando-o como uma graduação que possui potencial em ser vanguardista em uma abordagem mais aprofundada da temática.
metadata.dc.description.abstractother: Justified by the attendance of the growing demand for food from the world population, the agricultural sector incorporated the pesticide to model of cultivation, but this manner of production became a large and complex socio-environmental problem in the world. Believing the environmental scientist have all the necessary credentials to discuss such a complex and interdisciplinary theme, the objective of the present work is to discuss the subject of pesticides under the interdisciplinarity proposed by the Bachelor's Degree in Environmental Science at UFF. First, in order to verify the approach of the subject in the whole university, the menus of the courses offered in the graduation were investigated. Subsequently, was analyzed the papers of all the curricular units that compose the curricular matrix of the Environmental Science course, with the purpose of conducting the aforementioned discussion. In the development of the study, it was verified that there is little visibility and / or mention to the pesticide in the menus of the undergraduate courses throughout the university, including Environmental Science. However, from this study, it was observed that the course presents a wide variety of tools to be applied in the discussion, revealing it as an undergraduate that has the potential to be avant-garde in a more in-depth approach to the subject.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8814
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