ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS DA PERSÃO PEDIÁTRICA DO MINI EXAME DO ESTADO MENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA DIAGNÓSTICO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Avaliação neuropsicológica
Criança
Adolescente
Deficiência intelectual
Avaliação neuropsicológica
Criança
Adolescente
Intellectual disability
Neuropsychological evaluation
MMSE pediatric version
Child
Adolescent
Oliveira, Valéria de Moraes | Posted on:
2018
Abstract
INTRODUÇÃO: A deficiência intelectual (DI) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por rebaixamento significativo das funções intelectuais e prejuízos importantes das capacidades adaptativas, com início antes dos 18 anos. Para o diagnóstico da DI, há a necessidade da avaliação psicométrica da inteligência, um procedimento especializado de alto custo e demorado. A suspeita clínica de DI frequentemente parte do médico, que carece de instrumentos de triagem validados que permitam a indicação precisa de avaliação neuropsicológica para os casos selecionados. A versão pediátrica do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) vem sendo estudada como recurso de triagem, demonstrando boa sensibilidade, porém com baixa especificidade. Há necessidade de se reconhecer quais outros fatores neuropsicológicos, além da inteligência, contribuem para os resultados do MEEM. OBJETIVO: Avaliar a relação entre as funções neuropsicológicas e o desempenho no MEEM (escore total e itens) em uma amostra selecionada de crianças e adolescentes com dificuldade escolar e suspeita clínica de DI. MÉTODOS: Participaram 54 crianças e adolescentes, entre 7 anos a 14 anos, atendidos no setor de Neuropediatria do Hospital Universitário Antônio Pedro. A amostra de conveniência foi avaliada por neuropediatra através de anamnese estruturada e exame clínico, com posterior aplicação por neuropsicólogas da Escala de Inteligência para Crianças Wechsler - WISC-IV e do MEEM. RESULTADOS: O quociente intelectual total foi rebaixado em 75,9% da amostra. Todos os subtestes e índices do WISC-IV apresentaram correlação significativa diretamente proporcional ao escore total do MEEM, exceto o Índice de Compreensão Verbal. Os subtestes Informação, Sequência de Números e Letras e Procurar Símbolos e o Índice de Memória Operacional foram variáveis independentes significativas para o total de MEEM. Os subtestes e índices do WISC-IV que apresentaram maior relação independente com cada item do MEEM foram Informação e o Índice de Memória Operacional. A capacidade explicativa geral dos subtestes foi moderada, ou seja, 43% da variabilidade do escore MEEM foi explicada pelos subtestes. Porém, a capacidade explicativa geral dos índices foi fraca, ou seja, apenas 15% da variabilidade do escore MEEM foi explicada pelos índices. CONCLUSÃO: A relação entre a capacidade cognitiva global e o MEEM reflete uma correlação universal dos itens do WISC IV. Há, contudo, uma possível correlação mais próxima entre memória operacional e linguagem com os escores do MEEM. Pode-se supor que as presenças de déficits nas funções executivas, na memória, na linguagem e na velocidade de processamento tenham influenciado o baixo desempenho das crianças na versão pediátrica do MEEM
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Document type
DissertaçãoSource
OLIVEIRA, Valéria de Moraes. Aspectos neuropsicológicos da versão pediátrica do mini exame do estado mental: contribuições para diagnóstico de deficiência intelectual. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Materno-Infantil) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.Subject(s)
Deficiência intelectualAvaliação neuropsicológica
Criança
Adolescente
Deficiência intelectual
Avaliação neuropsicológica
Criança
Adolescente
Intellectual disability
Neuropsychological evaluation
MMSE pediatric version
Child
Adolescent
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