Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8825
Title: A História antiga na sala de aula do 6° ano do ensino fundamental com “contação de histórias”
Authors: Rossi, Rafael Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Franco, Renato Júnio
metadata.dc.contributor.members: Caldas, Moraes, Alexandre Santos de Pedro Spinola Pereira
Issue Date: 19-Oct-2018
Publisher: UFF
Abstract: Este trabalho propõe a utilização da “contação de histórias” como forma de apresentação dos temas de História Antiga para os alunos do 6° do ensino fundamental, trazendo a dimensão do lúdico para dentro da sala de aula. Como método de trabalho a partir dos temas expostos, indica-se o trabalho em grupo, que estimula a cooperação, o debate entre os estudantes, a troca de experiências e potencializa o desenvolvimento intelectual dos alunos, tendo como material a ser trabalhado uma diversidade de textos, em diversas formas e interpretações, sobre os temas de História contados em sala. O conceito de herói, nesse trabalho, num contexto sociocultural em que nunca antes essa temática esteve tão presente nas diferentes mídias, orienta as narrativas e se apresenta de maneira mais rica e complexa, com heróis coletivos, heróis míticos e a relação dos heróis individuais tradicionais da história dos “grandes homens” com as coletividades a que eles pertenciam.
metadata.dc.description.abstractother: This work proposes the use of "storytelling" as a way of presenting the themes of Ancient History for the students of the 6th grade, bringing the dimension of playfulness into the classroom. As a working method based on the themes outlined, group work is indicated, which stimulates cooperation, debate among students, exchange of experiences and enhances the intellectual development of students, having as a material to be worked a diversity of texts, in various forms and interpretations, on the themes of History told in the room. The concept of hero, in this work, in a sociocultural context in which never before this theme was so present in the different media, guides the narratives and presents itself in a richer and more complex way, with collective heroes, mythical heroes and the relationship of the traditional individual heroes of the history of the "great men" with the collectivities to which they belonged.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8825
Appears in Collections:PEH - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Rafael Rossi.pdfDissertação1.46 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons