Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8827
Title: Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de História
Authors: Sampaio, Mateus Bertolino
metadata.dc.contributor.advisor: Mendonça, Paulo Kanauss de
metadata.dc.contributor.members: Viana, Larissa
Eyler, Flavia Maria
Issue Date: 23-Oct-2018
Publisher: UFF
Abstract: O trabalho visa a uma nova proposta metodológica que venha a contribuir ao Ensino de História a partir dos conceitos de identidade, narrativa, obra aberta e, principalmente, imaginação histórica, seguindo o referencial de autores como Paul Ricoeur, Ivor Goodson, Umberto Eco, Hayden White e R. G. Collingwood. Trata-se de uma análise sobre a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) de super-heróis nas aulas de História, em que as tramas do Superman são contempladas como referência para a proposição de temas e diálogos a serem desenvolvidos com os alunos. A ideia é criar um meio de, a partir de um texto ficcional excepcional (os quadrinhos), se abrir um campo de possibilidades a uma experiência de aula menos circunscrita à lógica da prescrição curricular e mais atenta às sensibilidades dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em relação àquilo que se é estudado. O público-alvo da proposta são os professores de História apaixonados por quadrinhos que gostariam de incrementar sua prática docente com o uso das referidas fontes alternativas, caracterizadas por um perfil mais lúdico e dinâmico.
metadata.dc.description.abstractother: The work aims at a new methodological proposal that will contribute to the Teaching of History from the concepts of identity, narrative, open work and, mainly, historical imagination, following the reference of authors like Paul Ricoeur, Ivor Goodson, Umberto Eco, Hayden White and R. G. Collingwood. This is an analysis of the use of superhero comics in History classes, in which Superman's plots are contemplated as a reference for proposing themes and dialogues to be developed with students. The idea is to create a way, from an exceptional fictional text (comics), to open a field of possibilities to a classroom experience less circumscribed to the logic of curricular prescription and more attentive to the sensibilities of those involved in the teaching- learning in relation to what is being studied. The target audience of the proposal is the History teachers who are passionate about comics and interested improving their teaching practice with the use of these alternative sources, characterized by a more playful and dynamic profile.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8827
Appears in Collections:PEH - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Mateus Bertolino.pdfDissertação3.9 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons