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Title: História oral e história do funk na escola
Authors: Ribeiro, Erika Minas
metadata.dc.contributor.advisor: Quadrat, Samantha Viz
metadata.dc.contributor.members: Facina, Adriana
Viana, Larissa Moreira
Issue Date: 19-Sep-2018
Publisher: UFF
Citation: Ribeiro, Erika Minas
Abstract: O presente trabalho trata-se de uma experiência pedagógica em ensino de História, realizada no Colégio Estadual Augusto Cezário Diáz André, nos anos de 2017 e 2018, com alunos das turmas de 7º ano e 9º ano do Ensino Fundamental. Buscou-se inserir a metodologia de pesquisa científica em sala de aula, a fim de proporcionar análise e promoção da apreensão de conceitos históricos pelos educandos. Assim, a partir da metodologia de História Oral os estudantes elaboraram pequenas narrativas a respeito da História do Funk no Município de São Gonçalo. O trabalho seguiu o campo de pesquisa denominado Educação Histórica, preocupando-se em entender a formação de conceitos históricos e os sentidos dados pelos educandos à História. Ao mesmo tempo, o trabalho com a cultura funk proporcionou a inserção da cultura juvenil no espaço escolar, além de discussões a respeito de gênero, das relações étnico-raciais, da criminalização da pobreza e da presença da História da cultura afro-brasileira.
metadata.dc.description.abstractother: The present work deals with a pedagogical experience in History teaching, hel at the State College Augusto Cezário Diáz André between 2017 and 2018, with students from the 7th grade and 9th grade classes. It was attempt to insert the methodology of scientific research in the classroom in order to provide analysis and promotion of the apprehension of historical concepts by the students. Thus, from the methodology of Oral History the students elaborated small narratives about the History of Funk in the Municipality of São Gonçalo. The work followed field of research called Historical Education, concerned with understanding the formation of historical concepts and the senses given by the learners to history. At the same time, the work with the funk culture provided the insertion of youth culture in the school space, as well as discussions about gender, ethnic-racial relations, the criminalization of poverty and the presence of the History of Afro-Brazilian culture.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8828
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