Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8828
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorQuadrat, Samantha Viz-
dc.contributor.authorRibeiro, Erika Minas-
dc.date.accessioned2019-03-18T13:53:42Z-
dc.date.available2019-03-18T13:53:42Z-
dc.date.issued2018-09-19-
dc.identifier.citationRibeiro, Erika Minaspt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8828-
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de uma experiência pedagógica em ensino de História, realizada no Colégio Estadual Augusto Cezário Diáz André, nos anos de 2017 e 2018, com alunos das turmas de 7º ano e 9º ano do Ensino Fundamental. Buscou-se inserir a metodologia de pesquisa científica em sala de aula, a fim de proporcionar análise e promoção da apreensão de conceitos históricos pelos educandos. Assim, a partir da metodologia de História Oral os estudantes elaboraram pequenas narrativas a respeito da História do Funk no Município de São Gonçalo. O trabalho seguiu o campo de pesquisa denominado Educação Histórica, preocupando-se em entender a formação de conceitos históricos e os sentidos dados pelos educandos à História. Ao mesmo tempo, o trabalho com a cultura funk proporcionou a inserção da cultura juvenil no espaço escolar, além de discussões a respeito de gênero, das relações étnico-raciais, da criminalização da pobreza e da presença da História da cultura afro-brasileira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by LARISSA VIANA (larissaviana@id.uff.br) on 2019-01-16T12:17:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação Erika Minas Ribeiro.pdf: 1434489 bytes, checksum: fe12eb67ea99fafa607ca806a47f64a8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Josimara Dias Brumatti (bcgdigital@ndc.uff.br) on 2019-03-18T13:53:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação Erika Minas Ribeiro.pdf: 1434489 bytes, checksum: fe12eb67ea99fafa607ca806a47f64a8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-18T13:53:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação Erika Minas Ribeiro.pdf: 1434489 bytes, checksum: fe12eb67ea99fafa607ca806a47f64a8 (MD5) Previous issue date: 2018-09-19en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFFpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.titleHistória oral e história do funk na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Históriapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem Históricapt_BR
dc.subject.keywordHistória Oralpt_BR
dc.subject.keywordMemória e Identidadept_BR
dc.subject.keywordFunkpt_BR
dc.contributor.membersFacina, Adriana-
dc.contributor.membersViana, Larissa Moreira-
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.subject.descriptorEnsino de históriapt_BR
dc.subject.descriptorHistória oralpt_BR
dc.subject.descriptorMemóriapt_BR
dc.subject.descriptorIdentidadept_BR
dc.subject.descriptorFunk (Música)pt_BR
dc.subject.keywordotherHistory teachingpt_BR
dc.subject.keywordotherHistorical Learningpt_BR
dc.subject.keywordotherMemory and Identitypt_BR
dc.subject.keywordotherOral History.pt_BR
dc.subject.keywordotherFunkpt_BR
dc.description.abstractotherThe present work deals with a pedagogical experience in History teaching, hel at the State College Augusto Cezário Diáz André between 2017 and 2018, with students from the 7th grade and 9th grade classes. It was attempt to insert the methodology of scientific research in the classroom in order to provide analysis and promotion of the apprehension of historical concepts by the students. Thus, from the methodology of Oral History the students elaborated small narratives about the History of Funk in the Municipality of São Gonçalo. The work followed field of research called Historical Education, concerned with understanding the formation of historical concepts and the senses given by the learners to history. At the same time, the work with the funk culture provided the insertion of youth culture in the school space, as well as discussions about gender, ethnic-racial relations, the criminalization of poverty and the presence of the History of Afro-Brazilian culture.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Históriapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.date2018-09-19-
dc.degree.localNiteróipt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.22409/PEH.2018.mp.09923323706pt_BR
dc.description.physical195f.pt_BR
Appears in Collections:PEH - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Erika Minas Ribeiro.pdfDissertação1.4 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons